Biblioteca

Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Monografia

Maracanã 1948 – 2014

Estudo de caso do ex-maior estádio do mundo
Ano

2013

Faculdade/Universidade

Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Tema

Monografia

Área de concentração

Gestão de Esportes

Páginas

44

Arquivos

Resumo

Segundo estudo (março 2012) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Rio de Janeiro, o futebol brasileiro movimenta R$ 11 bilhões por ano, possuindo trinta milhões de praticantes (16% da população). Ao todo, são 683 clubes oficiais, que empregam mais de 30 mil trabalhadores e geram mais de R$ 2 bilhões por ano. A XX Copa do Mundo FIFA (Fédération Internationale de Football Association) de futebol a ser realizada em 2014 constitui-se em um evento que suplanta seu caráter esportivo, oferecendo uma grande gama de empreendimentos para acelerar o desenvolvimento econômico e social das doze cidades-sede e de todo o País.

Este trabalho tem como objetivo apresentar um dos casos mais simbólicos nascidos em uma Copa do Mundo de 1950, o Estádio Mário Filho, no Rio de Janeiro, também conhecido como Maracanã. Construído em 1948, na época considerado o maior Estádio do Mundo e prestes a completar 65 anos, perde as suas características e a sua majestade em virtude das continuadas reformas e a consequente diminuição em seu tamanho original.

O Estádio do Maracanã volta-se agora para a Copa de 2014, reconstruído e deixando um rastro de improbidades administrativas na gestão das várias reformas sofridas ao longo do tempo. Documentos originais da época de sua construção demonstram as referências publicadas e das várias reformas até a sua completa reconstrução com vistas a XX Copa do Mundo FIFA 2014.

O presente trabalho busca restaurar os fatos e apurar alguns valores gastos nessas várias obras até pouco antes de seu estágio atual (re-inauguração). As exigências atuais (segurança, visibilidade, sustentabilidade, acessibilidade, etc.) fizeram com que o Maracanã antigo perdesse suas particularidades (geraldinos, arquibaldos, fosso, gigantismo) e desse lugar a outro mais plastificado conforme determina a FIFA Busca também reunir todo o histórico das constantes reformas e alterações deste ícone do futebol brasileiro em um único volume e de uma maneira sucinta a fim de servir de fonte de consulta aos que tem interesse ou estão desenvolvendo um trabalho sobre o futebol brasileiro ou sobre a copa do mundo de futebol.

Sumário

Resumo, 8

Introdução, 10

Metodologia, 13

A origem e a evolução dos estádios, 14

O projeto do Estádio Maracanã (1941 a 1948), 19

A Construção do Maracanã e o término das obras (1948 a 1965), 24

A primeira reforma para o Campeonato Mundial de Clubes da FIFFA em 2000, 29

A segunda reforma para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007, 30

A terceira obra e reconstrução para a XX Copa do Mundo FIFA de 2014, 31

O lado econômico financeiro da IV Copa do Mundo de 1950, 36

O encolhimento do ex-maior do mundo, 38

Considerações finais, 40

Bibliografia, 43

Referência

ANDRADE, Francisco Eduardo Del Rio. Maracanã 1948 – 2014: Estudo de caso do ex-maior estádio do mundo. 2013. 44 f. Monografia (Gestão de Esportes) - Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, 2013.