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Tese

Maracanã como espaço público subalterno

Dos atores aos sujeitos sociais
Ano

2021

Faculdade/Universidade

Departamento de Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Tema

Tese

Área de concentração

Doutorado em Ciências Sociais

Páginas

128

Arquivos

Resumo

A principal sugestão desta tese é que a construção e a formatação original do Estádio do Maracanã não diziam respeito apenas aos interesses das elites nacionais em projetar o Brasil no mundo, mas também à integração popular, com suas demandas e representações, àquele projeto. No percurso de verificação desse argumento, examinaremos os diferentes projetos arquitetônicos habilitados para construção do estádio durante a primeira metade do século XX, os debates suscitados em torno do tema e os atores que os mobilizavam. Do ponto de vista teórico, tomaremos como eixo central o conceito de esfera pública, tal como definida por Jürgen Habermas no livro Mudança estrutural da esfera pública: investigações sobre uma categoria da sociedade burguesa (2014), em permanente diálogo com os novos contornos que o conceito foi adquirindo na produção posterior do autor e de seus interlocutores.

Palavras-Chave: Estádio do Maracanã;Cidade do Rio de Janeiro;Esfera Pública;Elites Nacionais;Universo Popular.

Resumo (outro idioma)

La principale hypothèse de ce travail est que la construction et la conception originale du stade Maracanã ne concernaient pas seulement les intérêts des élites nationales afin de mettre en avant le Brésil dans le monde, mais aussi l’intégration populaire, avec leurs revendications et leurs représentations, à ce projet. Au cours de la vérification de cet argument, nous examinerons les différents projets architecturaux autorisés pour la construction du stade durant la première moitié du XXe siècle, les débats soulevés autour du thème et les acteurs qui les ont mobilisés. D’un point de vue théorique, nous prendrons comme axe central le concept d’espace public, tel qu’il est défini par Jürgen Habermas dans l’ouvrage Changement structurel dans la sphère publique: études sur la catégorie de la société bourgeoise (2014), en dialogue permanent avec les nouveaux contours que le concept a acquis dans la production ultérieure de l’auteur et de ses interlocuteurs.

Mots clés: Stade Maracanã; Ville de Rio de Janeiro; Sphère Publique; Élites Nationales; Univers populaire.

Abstract

The main suggestion of this thesis is that the construction and original formatting of the Maracanã Stadium did not only concern the interests of national elites in projecting Brazil in the world, but also the popular integration, with their demands and representations, to that project. In the course of verifying this argument, we will examine the different architectural projects authorized for the construction of the stadium during the first half of the 20th century, the debates raised around the theme and the actors that mobilized them. From a theoretical point of view, we will take as a central axis the concept of the public sphere, as defined by Jürgen Habermas in the book The Structural Transformation of the Public Sphere: An Inquiry Into a Category of Bourgeois Society (2014), in permanent dialogue with the new contours that the concept was acquired in the later production of the author and his interlocutors.

Keyword: Maracanã Stadium;City of Rio de Janeiro;Public Sphere;National Elites;Popular Universe

Sumário

1 Introdução, 15
1.1 Esfera pública burguesa, 18
1.2 Esfera pública plebeia, 22
1.3 Esfera pública e formação social brasileira, 26
1.4 A estruturação da pesquisa, 29

2 Uma cidade em construção, três projetos e nenhum estádio, 31
2.1 Sportmen versus canelas negras, 32
2.2 Entre traves, trilhos e trabalho, 38
2.3 A institucionalização do futebol no Brasil, 45
2.4 Os projetos de estádio da Universidade do Brasil, 47
2.4.1 A modernidade eletiva entre os estádios de Le Corbusier e de Lúcio Costa, 49
2.4.2 A monumentalidade fascista do estádio de Marcelo Piacentini, 58
2.5 Apontamentos finais do capítulo, 62

3 Mais projetos e nenhum estádio, 63
3.1 A copa de 1938 e a invenção do foot-ball mulato, 63
3.2 A permanência da hipótese freyreana sobre o futebol, 73
3.3 O estádio nacional de Niemeyer, 76
3.4 O estádio municipal de Henrique Dodsworth, 84
3.5 Apontamentos finais do capítulo, 87

4 Uma Copa e a urgência de um novo estádio, 89
4.1 A candidatura brasileira para sediar a IV Copa do Mundo de Futebol, 89
4.2 A batalha do estádio, 91
4.2.1 Os protagonistas dos debates e seus jornais, 92
4.2.1.1 Mário Filho e o Jornal dos Sports, 94
4.2.1.2 Carlos Lacerda e o Correio da Manhã, 102
4.3 Reformar um antigo estádio ou construir um novo?, 106
4.4 Onde construir o estádio?, 109
4.5 Quem construirá o estádio?, 113
4.6 Como financiar a construção do estádio?, 114
4.7 Apontamentos finais do capítulo, 115

5 Conclusão, 117

6 Referências bibliográficas, 123

Referência

AGUIAR, Ítalo Pires. Maracanã como espaço público subalterno: Dos atores aos sujeitos sociais. 2021. 128 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
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