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Dissertação

Marketing de relacionamento no futebol

o programa sócio-torcedor do Sport Club Corinthians Paulista
Ano

2016

Faculdade/Universidade

Faculdade de Administração, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Administração

Páginas

106

Arquivos

Resumo

A importância cultural e socioeconômica do futebol no país é retratada no cotidiano dos brasileiros. A exposição do esporte tem grande espaço em todas as formas de comunicação e tem sido parceira estratégica para transmitir as mensagens das mais diversas empresas. Nesse contexto, a demanda pelo marketing esportivo tem crescido a cada ano, e o futebol, se tornado um grande protagonista. Contudo, as entidades esportivas precisam cada vez mais de receitas para continuar fazendo do futebol um entretenimento, um evento e uma prática esportiva atraente. É nesse momento que o marketing de relacionamento, através dos programas de sócio-torcedores, revela-se um grande aliado. Por meio de um estudo de caso do programa de relacionamento e fidelização do Sport Club Corinthians Paulista, denominado Fiel Torcedor, revelou-se que o programa sócio-torcedor cria diferenciação, fideliza e fortalece a marca esportiva, tornando-se um poderoso meio de transformação do torcedor em consumidor.

Abstract

The cultural and socio-economic importance of football in the country is portrayed in the Brazilian daily. The sport exhibition has great space in all forms of communication and has been a strategic partner to transmit the messages from different companies. In this context, the demand for sports marketing has grown each year and football has become a major player. However, sports organizations increasingly need of revenue to keep doing football entertainment, an event and an attractive sport. This is the moment where relationship marketing, through partner programs fans, reveals a great ally. Through a case study of the relationship and loyalty program of the Sport Club Corinthians Paulista, called Faithful Fan, it was revealed that the socio fan program creates differentiation, loyalty and strengthens the sports brand, becoming a powerful means of consumer supporter transformation.

Sumário

INTRODUÇÃO, 8

Justificativa, 11

Metodologia, 13

Protocolo do Estudo de Caso, 16

1. MARKETING ESPORTIVO, 18

1.1 A demanda por marketing esportivo, 20

1.2 Produtos e clientes do esporte, 21

1.3 Fontes de receita (ativos) do Marketing Esportivo, 22

1.3.1 Patrocínio, 23

1.3.2 Licenciamento e Varejo, 25

1.3.3 Direitos de Mídia, 26

1.3.4 Arenas Esportivas, 28

1.4 Marketing Mix do Esporte, 30

2. MARKETING DE RELACIONAMENTO, 35

2.1 CRM (Customer Relationship Management), 41

2.2 Comportamento do Consumidor, 43

2.3 Fidelização, 48

2.3.1 A importância do programa de fidelidade para empresa, 52

3. ESTUDO DE CASO, 59

3.1 Administração, 63

3.2 Marketing no Corinthians, 66

3.3 Fiel Torcedor, 78

3.4 Análise do caso, 82

CONSIDERAÇÕES FINAIS, 89

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 92

ANEXO I – Entrevista de Profundidade, 102

Referência

MARTINS, Fabiano Fernandes. Marketing de relacionamento no futebol: o programa sócio-torcedor do Sport Club Corinthians Paulista. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Administração, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
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