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ISSN 1809-1296

Marketing digital e o futebol brasileiro: um estudo sobre a interação entre clubes e torcida nas mídias sociais

Periódico / Revista

Esporte e Sociedade

Número

n. 22

Ano

2013

Ano

2013

Área de concentração

Sociologia

Cidade

Rio de Janeiro

Arquivos

Resumo

Neste artigo, através de pesquisa quantitativa e revisão bibliográfica, buscou-se propor formas de aumentar a popularidade, a presença e, consequentemente, o faturamento dos clubes de futebol brasileiros nas mídias e nas redes sociais. Ao longo do trabalho, discute-se como o torcedor-consumidor se comporta nesse ambiente, bem como que tipo de conteúdo o atrai mais. São apresentadas algumas das estratégias e ações já adotadas por equipes de futebol nas mídias e redes sociais. Para tanto, foi realizada pesquisa quantitativa com torcedores que utilizam redes e mídias sociais, a fim de identificar que tipo de informação ou conteúdo mostra-se mais atraente para esse público. Concluiu-se que os clubes brasileiros ainda não estão preparados para atender às necessidades do torcedor e não exploram todo o potencial das redes e mídias sociais, espaço que deve ser usado para ouvir o que o público deseja.

Abstract

In this article, using quantitave research and literature review, was attempted to propose ways to increase the popularity, presence and therefore, the billing of the Brazilian football clubs on social media. This work discusses how the fans-consumers behave in that environment and what kind of content is more attractive to them. There are also presented a few strategies that the football clubs already use on social media. To get to it, a quantitative research was performed with the supporters in order to identify what kind of information and content is more relevant to them. It was concluded that the Brazilian clubs are not ready to meet the needs of it’s fans and they don’t explore the social networks enough, a space that should be used to hear what the audience wants.

Referência

MIRANDA, Fernanda de Alvarenga. Marketing digital e o futebol brasileiro: um estudo sobre a interação entre clubes e torcida nas mídias sociais. Esporte e Sociedade. Niterói, n. 22, 2013.
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