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ISSN 2236-2649

Marketing esportivo: O Clube como uma Marca

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Resumo

Dentro de um cenário cada vez mais exigente e crescente, as empresas devem buscar formas de se manterem competitivas. Sendo as estratégias de marketing essenciais para que por meio de ações, essas criem estratégias de fidelização do cliente à marca. Contudo, esse estudo teve como objetivo geral identificar as principais estratégias utilizadas atualmente pelo Volta Redonda Futebol Clube – VRFC, para obter resultados e agregar valor à marca, o que foi realizado por meio da pesquisa bibliográfica, a qual trabalha com base em materiais já publicados e um estudo de caso com o citado clube. Seus resultados apontaram que o VRFC cria estratégias principalmente no marketing digital, se relacionando com seu torcedor pelos meios digitais, quando divulga seus produtos em canais como Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, mas deixa a desejar, uma vez que não possui loja física, apenas stands no estádio em dias de jogos. Relaciona-se com seu cliente por meio do Programa Torcedor de Vantagens, com parcerias com alguns setores, oferecendo descontos para os torcedores que adquirirem o plano de sócio torcedor. Conclui-se que o clube em estudo, ainda caminha em passos curtos acerca das estratégias de marketing, visto sua timidez, as quais foram apresentadas, mas já está no caminho quando por meio das mídias sociais busca estratégias de marketing esportivo para a fidelização do seu torcedor.

Palavras-chave: Marketing. Marketing esportivo. Estratégia. Marca. Fidelização

Abstract

Within an increasingly demanding and growing scenario, companies must look for ways to remain competitive. Since marketing strategies are essential for action, these create strategies of customer loyalty to the brand. However, this study aimed to identify the main strategies currently used by Volta Redonda Futebol Clube – VRFC, to obtain results and add value to the brand, which was carried out through bibliographical research, which is work-based on already published materials and a case study with the club. The results showed that VRFC creates strategies mainly in digital marketing, relating to its fans through digital media, when it advertises its products in channels such as Facebook, Instagram, Twitter and Youtube, but it does not have a physical store, only stands at the stadium on game days. The club connects with its customers through the Fan Advantage Program, with partnerships with some sectors, offering discounts to fans who purchase the fan-supporter plan. It was concluded that the club under study, still walking in short steps in marketing strategies, given their shyness, which were presented, but the communication through social media is a valid point, as the club seeks strategies of sports marketing for the loyalty of its supporters. 

Keywords: Marketing. Sports Marketing. Strategy. Brand. Loyalty

Referência

OLIVEIRA, Carlos Eduardo Ventura de; CARMO, Vinicius Gomes Dias do; LUCAS, Giovana Azevedo Pampanelli. Marketing esportivo: O Clube como uma Marca. Episteme Transversalis. Volta Redonda, v. 11, n. 1, p. 63-82, 2020.