Esta dissertação analisa os serviços oferecidos aos torcedores, tanto nos estádios quanto no entorno de uma partida de futebol. Os estádios pesquisados são os dois maiores da cidade de Fortaleza, Plácido Aderaldo Castelo, chamado Castelão, e Presidente Vargas, sob a ótica dos torcedores dos três maiores clubes da cidade. Trata, inicialmente de apresentar a cronologia histórica desses estádios. O referencial teórico mostra as transformações ocorridas no futebol, desde sua origem até o momento da consolidação do profissionalismo. Apresenta, ainda, a rede de relações dos agentes envolvidos no futebol, que buscam por receitas adicionais neste mercado específico. Destaca a importância da qualidade dos serviços à disposição do cliente e da preocupação do marketing tradicional e esportivo como temas que fundamentam a pesquisa realizada. Na pesquisa, como instrumento de captação de dados, utilizou-se entrevistas estruturadas e elaborou-se o método da amostragem probabilístico. A partir da pesquisa realizada, apresenta a análise dos resultados obtidos na avaliação dos serviços oferecidos em torno dos estádios de futebol.
Palavras-Chave: Futebol, Serviços, Cliente, Torcedor, Marketing.