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Dissertação

Masculinidade em jogo

um estudo sobre papéis masculinos num grupo de adolescentes no futebol
Ano

2002

Faculdade/Universidade

Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Educação

Páginas

87

Arquivos

Resumo

O estudo tem como ponto de partida pesquisas em gênero que apontam mudanças na identidade masculina em função das transformações no tradicional papel feminino. Fundamentada nos referenciais teórico-metodológicos de J. L. Moreno (1972), cujos conceitos de Espontaneidade, Matriz de Identidade e Papéis articulou com a teoria de gênero de J. Scott (1990), somando às discussões sobre masculinidade de Connell (1987) e outros, a autora construiu a pesquisa. Por meio de jogos dramáticos e entrevistas individuais colheu dados e os organizou para análise. A pesquisa foi realizada com adolescentes em treinamento em times de futebol amador de um clube da cidade de Campinas e mostra que, no mundo masculino do futebol, a possibilidade de ser um jogador de sucesso, com vantagens financeiras e de status social, motiva o adolescente a se disciplinar e o “amadurece precocemente”, levando-o a priorizar a responsabilidade na definição de masculinidade e condicionando-o a uma repressão maior no comportamento sexual, sendo muito consciente das conseqüências negativas de uma gravidez ou da contaminação por DST/Aids nesse período de sua vida. Constatando a permanência da visão cristalizada de masculinidade como hegemônica nessa cultura juvenil, a autora questiona sobre possíveis mudanças que a inclusão de conceitos psicodramáticos como espontaneidade, papéis e identidade, poderiam operar nos treinamentos esportivos.

Abstract

The aim of the study was to research the perception of adolescents about the male role, questionning the view points of actual discussions on gender, that agreed that masculine identity are in process of change, in face of the transformation in the tradicional female role. Using the qualitative research paradigm, the author made connections among the theorectical framework of JL Moreno (1972), using the concepts of Spontaneity, Matrix of Identity, Dynamic Roles and the gender theory of J Scott (1990), adding discussions about masculinity from Connell (1987) and others, to developed the research. She collected the data through individual interviews and the dynamics of role play. The research was performed with training adolescents in amateur football teams of a club in Campinas city. The findings show that in the masculine world of soccer game, where the dream of sucess, social status and empowerment are the ultimate goals, the adolescents disciplined themselves strongly and seem precociously mature when they definied “being a man is being responsible”. The sexual behavior among them, seemingly, is more conscious and repressed because of the fear of pregnancies and STD/AIDS, that can destroy the professional dreams. The author assumed that in general, the overall view of masculinity is conservative, maleness is understood as superiority. She recommended new approaches of trainning in sports where the concepts of spontainety through role playing should be included.

Sumário

1. INTRODUÇÃO, 1

2. SEXUALIDADE E PAPÉIS DE GÊNERO NA ADOLESCÊNCIA,  11

3. FUTEBOL – Uma história de masculinidade, 41

4. METODOLOGIA A busca de um caminho de estudo, 45
4.1 – Trajetória da pesquisa, 48

5. DESVENDANDO O MUNDO DA APRENDIZAGEM NO FUTEBOL, 51

6. ORGANIZAÇÃO DOS DADOS, 55
6.1 – Expectativa de vida, sonhos e desejos dos adolescentes, 56
6.2 – Futebol: ascensão social para muitos, 57
6.3 – Ser homem é ser responsável e ter caráter, 58
6.4 – Ser macho é ser agressivo e violento, 60
6.5 – Homossexual não é homem, 61
6.6 – Diferenças entre homens e mulheres, 63
6.7 – A relação sexual, o uso de preservativos, a gravidez, o aborto, 64
6.8 – A auto-estima, 67
6.9 – A linguagem do futebol e a sexualidade, 68

CONSIDERAÇÕES FINAIS, 69

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 75

ANEXOS, 83

Referência

ELMôR, Marilena Germano. Masculinidade em jogo: um estudo sobre papéis masculinos num grupo de adolescentes no futebol. 2002. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.