Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 14154676

Megaeventos esportivos: o desenvolvimento do legado esportivo educacional

Periódico / Revista

Pensar a Prática

Número

n. 2

Ano

2014

Volume

v. 17

Área de concentração

Educação Física

Cidade

Goiânia

Páginas

p. 456-471

Arquivos

Resumo

O presente estudo buscou explorar expectativas em relação aos legados esportivos educacionais dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, e possíveis estratégias da Educação Física para garantir tais legados de forma positiva à população, especialmente a crianças e jovens que frequentam o ambiente escolar. Para atingir tal finalidade, uma intervenção de caráter experimental foi realizada com alunos do Programa ProJovem. Ao analisar a intervenção, concluímos que o desenvolvimento desse legado possui relevância por não ter abrangência e não ser do conhecimento dos alunos, na medida em que busca desenvolver uma cultura esportiva baseada na educação e nos valores olímpicos, pelo viés da Educação Física Escolar, que não se centra apenas na formação voltada ao alto rendimento. 

Resumo (outro idioma)

El presente estudio trata de explorar las expectativas de legado deportivo educativo de los Juegos Olímpicos y los Juegos Paralímpicos Río 2016, y las posibles estrategias de educación física para garantizar un legado positivo para la población, especialmente los niños y jóvenes que asisten al ambiente escolar. Para lograr este fin, la intervención de un ensayo se realizó con el programa ProJovem estudiantes. En la revisión de la intervención, se concluye que el desarrollo de este legado tiene relevancia, por no tener cobertura y no tener conocimiento de los alumnos, ya que busca desarrollar una cultura deportiva, basada en la educación en valores olímpicos y el sesgo de la educación física, no sólo se centra en la capacitación se centró en el alto rendimiento. 

Abstract

The present study sought to explore expectations of educational sporting legacy of the Olympic and Paralympic Games Rio 2016, and possible strategies of Physical Education to ensure such a positive legacy for the population, especially children and young people who attend the school environment. To achieve this purpose, an intervention of a trial was conducted with students ProJovem Program. In review-ing the intervention, we conclude that the development of this legacy has rele-vance, for not having coverage and not be aware of the students, in that it seeks to develop a sporting culture, based on Olympic values education and the bias of physical education, not only focuses on training focused on high performance. 

Referência

BERNABé, Andressa Peloi; STAREPRAVO, Fernando Augusto. Megaeventos esportivos: o desenvolvimento do legado esportivo educacional. Pensar a Prática. Goiânia, v. 17, n. 2, p. 456-471, 2014.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A