Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISBN 9789723612738
Futebol português

Memórias de Peyroteo

A autobiografia do maior goleador do futebol português
Ano

2013

Tema

Futebol português

Área de concentração

Biografia

Cidade

Porto

Páginas

304

Editora

Afrontamento

Sinopse

Por ocasião dos 75 anos de estreia de Fernando Peyroteo com a camisa do Sporting Clube de Portugal, na temporada 1937/38, vimos apresentar a reedição do livro Memórias de Peyroteo, publicado originalmente em meados da década de 50. Numa edição de autor, Fernando Peyroteo lançou em 1957 a sua autobiografia. Algo inédito até essa data no futebol português e que continuaria a ser raro até aos nossos dias. A presente reedição da obra pretende dar a conhecer a vida e carreira de um futebolista de dimensão igualmente rara e que protagonizou proezas também elas ainda inéditas, que lhe asseguram o estatuto de melhor marcador (331 golos) de sempre do Campeonato Nacional da I Divisão, o maior número de golos (9) num só jogo da prova e a melhor média de golos por jogo (1.68) de sempre em campeonatos nacionais, à escala planetária. No prefácio, o «mestre» do jornalismo desportivo e do futebol, Cândido de Oliveira, definiu Peyroteo como «o nosso mais extraordinário avançado-centro». A obra foi reformulada a partir do original de 1957, com os coordenadores da mesma, o sociólogo João Nuno Coelho e o historiador Francisco Pinheiro, a reordenarem a estrutura original, orientando o leitor através de textos que permitem perceber a dinâmica do livro e cada uma das
fases da vida de Fernando Peyroteo. Conta ainda com um livro interior de fotografias, que traça alguns dos principais momentos da vida de uma das maiores figuras da história do Sporting Clube de Portugal no século XX.

Referência

COELHO, João Nuno; PINHEIRO, Francisco. Memórias de Peyroteo: A autobiografia do maior goleador do futebol português. Porto: Afrontamento, 2013.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A