Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2316-932X

Mercado de bens simbólicos do futebol: a estratégia empreendedora da gestão Andrés Sanchez no Sport Club Corinthians Paulista

Número

n. 1

Ano

2013

Volume

v. 2

Área de concentração

Gestão do Esporte

Cidade

São Paulo

Páginas

p. 25-56

Arquivos

Resumo

O crescimento do mercado de bens simbólicos se tornou realidade em todos os continentes. Particularmente, o futebol, desde a Copa do Mundo de 1990, passou por crescimento financeiro incomum. A exploração da paixão dos torcedores/consumidores pelo futebol e por seus respectivos clubes transformou-se em grande atividade comercial e de prestação de serviços, após o advento da Lei Pelé em março de 1998. Consequentemente, os clubes deixaram de ser meras agremiações esportivas e se tornaram grandes organizações, responsáveis por oferecer um produto atraente e cada vez mais rentável. A estratégia empreendedora da gestão de Andrés Sanchez possibilitou ao Sport Club Corinthians Paulista, em 2012, alcançar o primeiro lugar de empresa no futebol brasileiro e a sexta colocação no cenário mundial. Por meio de pesquisa exploratória de natureza qualitativa, ex-post factum, acompanhada de entrevista em profundidade com gestores participantes do empreendimento e membros da torcida organizada, o objetivo central da pesquisa, na perspectiva fenomenológica, buscou identificar as estratégias empregadas na Gestão Andrés Sanchez para a valorização da marca. Os resultados da pesquisa apontam para a integração das estratégias funcionais com a estratégia dos negócios. Na percepção dos entrevistados, a visão empreendedora permitiu ao clube, em quatro anos (2008-2011), formar a base de seu acelerado crescimento para, posteriormente, alcançar posicionamento diferenciado e, consequentemente, vantagem competitiva sustentável. 

Resumo (outro idioma)

El creciente mercado de bienes simbólicos se convirtió en realidad en todos los continentes. En particular, la Copa del Mundo de fútbol desde 1990, aprobada por el crecimiento económico inusual. La exploración de la pasión de los fans / consumidores para el fútbol y el club se convirtió en un gran negocio y servicios, después de la llegada de la Ley Pelé marzo de 1998. En consecuencia, los clubes dejaron de ser meros clubes deportivos y se convirtieron en grandes organizaciones responsables de la entrega de un producto atractivo y cada vez más rentable. La estrategia empresarial de gestión de Andrés Sánchez permitió que el Sport Club Corinthians Paulista en 2012, alcanzando la primera empresa en el fútbol brasileño y el sexto lugar en el escenario mundial. A través cualitativo exploratorio, ex post factum, acompañada de entrevistas en profundidad con directivos de los participantes en el proyecto y los miembros de seguidores organizados, el objetivo de la investigación, la perspectiva fenomenológica, trató de identificar las estrategias empleadas en la gestión de Andrés Sánchez mejora de la marca. Los resultados de la encuesta apuntan a la integración de las estrategias funcionales con la estrategia de negocio. Los entrevistados perciben la visión empresarial permitió al club en cuatro años (2008-2011), forman la base de su crecimiento acelerado para alcanzar más tarde posicionamiento diferenciado y la ventaja competitiva por lo tanto, sostenible. 

Abstract

The growth of the market of symbolic goods became reality in all continents. Particularly, football, since the 1990 World Cup, went through financial growth. The exploration of the passion of the fans/consumers for football and for their respective clubs became a great commercial activity and the provision of services, after the advent of Pelé Law in March 1998. Consequently, the clubs are no longer mere sports associations and became large organizations, responsible for offering a product attractive and increasingly profitable. The entrepreneurial management strategy of Andrés Sanchez allowed to Sport Club Corinthians Paulista achieve the first place of company in Brazilian football and the sixth place on the world stage. According exploratory research of qualitative nature, ex-post-factum, accompanied by in-depth interview with participants of the project managers and members of the organized supporters, the central objective of research, sought to identify the phenomenological perspective strategies employed in managing Andrés Sanchez to the appreciation of the mark. The survey results point to the integration of functional strategies with business strategy. The perception of entrepreneurial vision allowed respondents to the Club in four years (2008-2011), form the basis of its growth to achieve differentiated positioning, and, consequently, sustainable competitive advantage. 

Referência

BERTON, Renato; BAZANINI, Roberto; DONAIRE, Denis. Mercado de bens simbólicos do futebol: a estratégia empreendedora da gestão Andrés Sanchez no Sport Club Corinthians Paulista. PODIUM: Sport, Leisure and Tourism Review. São Paulo, v. 2, n. 1, p. 25-56, 2013.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A