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ISSN 2316-9249

Mercadorização do futebol na Era da Globalização

Periódico / Revista

Sociologias Plurais

Número

n. 1

Ano

2013

Volume

v. 1

Páginas

p. 172-195

Arquivos

Resumo

Este artigo pretende demonstrar a mercadorização do futebol advinda da intensificação do processo de globalização. Assim como a globalização pode ser considerada um processo dual, tanto com benefícios quanto com malefícios, as transformações no futebol seguem a mesma lógica: por um lado avanços estruturais e o insurgimento do poderoso marketing esportivo e por outro uma certa “eletização” do esporte. Os clubes do mundo todo investindo cada vez mais em marketing e a mídia fervorosa pelo retorno protagonizado por esse espetáculo. O futebol paranaense não está livre do modelo global. Os clubes locais também têm procurado investidores multinacionais e modelos de marketing bem sucedidos, inovando em busca de uma evolução nesse campo global. A metodologia utilizada na construção desse trabalho é significativamente qualitativa bibliográfica. Emprega-se ainda a pesquisa de campo para o relato de dados mais imediatos em relação aos clubes de futebol de Curitiba.

Palavras -chave: Futebol. Globalização. Marketing.

Abstract

This article aims to demonstrate the commodification of football coming from the intensification of globalization, as globalization can be considered a dual process, both with benefits and detriments to the transformations in football also follow the same logic on the one hand structural advances rebel and the powerful sports marketing and the other a certain chief football. Clubs around the world increasingly investing more in marketing and media earnest for the return starring this spectacle. Football Paraná is not free of the global model, the clubs also increasingly seeking multinational investors, looking for models of successful marketing always looking to evolve and innovate in this field overall. The methodology used in the construction of this work is significantly qualitative literature and is also used field survey data to report more immediate compared to clubs of Curitiba.

Key words: Football. Globalization. Marketing.

Referência

LAIBIDA, Luiz Demétrio Janz. Mercadorização do futebol na Era da Globalização. Sociologias Plurais. Curitiba, v. 1, n. 1, p. 172-195, 2013.
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