Biblioteca

Seja um dos 15 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1645-3794

“Meta-sociedades” e ”comunidades de jogos”. A função do jogo para jovens futebolistas liberianos

Periódico / Revista

Cadernos de Estudos Africanos

Número

n. 26

Ano

2013

Páginas

p. 105-126

Arquivos

Resumo

Esta investigação centra-se em três aspetos distintos, em primeiro lugar, a definição liberiana de “juventude” e a identidade liberiana pós-conflito, em segundo lugar a tradição da comunidade e as condições de vida pós-conflito e, em terceiro lugar, e tema central desta pesquisa, o uso do futebol e a participação da ”juventude” masculina em jogos de futebol. A análise foca as estruturas, as regras, as funções, os papéis, a frequência e o significado do futebol em termos das relações estabelecidas com a sociedade em geral e ao nível do status.

Palavras-chave: comunidade, juventude, futebol, jogo, cultura, status

Abstract

This inquiry considers three distinct areas, firstly the Liberian definition of ‘youth’ and their post-conflict identity, secondly the tradition of community and the post conflict living arrangements, and thirdly the theme of this investigation, the use and participation of football and play amongst the ‘youth’ male population; its structure, rules, function, role, frequency, meaning and relationship to the wider society and status.

Keywords: community, youth, football, play, culture, status

Referência

COLLISON, Holly. “Meta-sociedades” e ”comunidades de jogos”. A função do jogo para jovens futebolistas liberianos. Cadernos de Estudos Africanos. Lisboa, n. 26, p. 105-126, 2013.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A