Biblioteca

Seja um dos 21 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1981-3341

“Meu professor é a bola”: a dinâmica multifacetada do aprendizado futebolístico

Periódico / Revista

Ponto Urbe

Número

n. 5

Ano

2009

Área de concentração

Antropologia

Cidade

São Paulo

Arquivos

Resumo

Pretendo, neste artigo, analisar o processo de ensino-aprendizagem futebolístico a partir do que foi observado na escolinha de futebol do CDM (Clube Desportivo Municipal) Cidade Líder, gerenciada por agentes vinculados ao futebol varzeano de um bairro periférico paulistano. Tendo em vista que se trata de um processo de ensino-aprendizagem futebolístico, pois existiriam diferenças entre o modo de aprender e o modo de ensinar, procurarei evidenciar como o ensino do saber futebolístico deve ser compreendido a partir da complementaridade entre as diferentes práticas na escolinha, na rua, e em outros espaços.

Referência

SPAGGIARI, Enrico. “Meu professor é a bola”: a dinâmica multifacetada do aprendizado futebolístico. Ponto Urbe. São Paulo, n. 5, 2009.
Cadastre-se para receber novidades