Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Tese

Mídia e produção simbólica

A construção do torcedor-anfitrião no cenário da Copa do Mundo de 2014 no Brasil
Ano

2017

Faculdade/Universidade

Universidade Metodista de São Paulo

Orientador(a)

José Salvador Faro

Tema

Tese

Área de concentração

Doutorado em Comunicação Social

Páginas

318

Arquivos

Resumo

Esta pesquisa buscou entender a produção simbólica dos discursos midiáticos referentes à Copa do Mundo 2014, identificando um possível amálgama entre as argumentações de peças publicitárias e matérias jornalísticas referentes ao evento, sobretudo direcionadas à construção de um torcedor idealizado. Esse tema foi pensado após identificarmos um tom mais positivo nos materiais publicitários e jornalísticos dirigidos à competição, durante e após as manifestações de 2013, nas quais, entre diversas pautas, críticos à realização da Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil questionavam os gastos públicos excessivos e as violações dos direitos locais de comunidades localizadas em cidades-sede. Como objetos de estudo, selecionamos peças publicitárias de marcas patrocinadoras da Seleção Brasileira e conteúdos jornalísticos do Jornal Nacional e SportsCenter, que foram submetidos a uma reflexão subsidiada na Análise do Discurso e nos Estudo Culturais. A fim de compreendermos os processos comunicacionais e as práticas culturais que envolvem este esporte, nos pautamos nos pressupostos teóricos dos Estudos Culturais, buscando entender a interface entre o futebol, o discurso midiático e a produção cultural da mídia. Identificamos a reprodução dos estereótipos consolidados acerca do brasileiro, do Brasil e, para além disso, tentativa em moldar um torcedor engajado, mas docilizado. Entre os objetos jornalísticos analisados, os conteúdos divulgados pelo SportsCenter foi o que menos se aproximou deste perfil, embora com a aproximação do megaevento, reportagens desvelaram o ethos do Brasil perfeito e do torcedor quimérico.

Palavras-chave: Discursos publicitário e jornalístico; Copa do Mundo Fifa 2014; Manifestações em junho de 2013; Comunicação esportiva.

Resumo (outro idioma)

Esta investigación buscó comprender la producción simbólica de los discursos de los medios relacionados con la Copa del Mundo de 2014, la identificación de una posible fusión entre los argumentos de los anuncios y las noticias relacionadas con el evento, dirigido principalmente a la construcción de un fan idealizado. Este tema fue diseñado después de identificar un tono más positivo en la publicidad y materiales periodísticos dirigidos a la competición, durante y después de las manifestaciones de 2013, en que, entre una serie de pautas, críticos para la consecución de la Copa Mundial de la FIFA 2014 en Brasil cuestionaron el excesivo gasto público y las violaciones de los derechos locales de comunidades ubicadas en las ciudades anfitrionas. Como objeto de estudio, anuncios de patrocinio de las marcas de los contenidos de Brasil y periodístico Jornal Nacional y SportsCenter, las cuales fueron sometidas al análisis del discurso. Con el fin de entender los procesos de comunicación y las prácticas culturales que implican este deporte, nos basamos en los supuestos teóricos de los estudios culturales, buscando entender la interfaz entre el fútbol, el discurso de los medios y la producción cultural de los medios de comunicación. Identificamos la reproducción de estereotipos consolidadas en el brasileño y en el Brasil, más allá de eso, tratando de dar forma a un fan comprometido y dócil. Entre los objetos periodísticos analizados, la información contenida en SportsCenter fue el menos acercaron este perfil, pero con el enfoque de la mega evento, los informes dio a conocer el espíritu de la perfecta Brasil y fan quimérico.

Palabras-clave: Discursos publicitario y periodística; Copa Mundial de la FIFA 2014; Manifestaciones de junio de 2013; Comunicación deportes.

Abstract

This research sought to understand the symbolic production of media discourses relating to World Cup 2014, identifying a possible amalgamation between the arguments of advertisements and news stories related to the event, mainly directed to the construction of a idealized fan. This theme was designed after identifying a more positive tone in advertising and journalistic materials directed to competition, during and after the riots of 2013 in Brazil, in which, among several guidelines, critical to the achievement of the 2014 FIFA World Cup in Brazil questioned the excessive governmental spending and local rights violations communities located in the host cities. As objects of study, was selected advertisements of sponsoring brands of the Brazilian Team and journalistic content of the Jornal Nacional and ESPNS’s SportsCenter, which were submitted to Discourse Analysis. In order to understand the communication processes and cultural practices involving this sport, we base the theoretical assumptions on Cultural Studies, seeking to understand the interface between football, the media discourse and cultural production of the media. We identify the reproduction of stereotypes consolidated about the Brazilian people, Brazil and, beyond that, trying to shape a committed supporter but docile. Among journalistic objects analyzed, the information contained in SportsCenter was the least approached this profile, but with the approach of the mega event, reports unveiled the ethos of the perfect Brazil and chimeric fan.

Key-words: Advertising and journalistic discourse; FIFA World Cup 2014; 2013 protests in Brazil; Sports communication.

Sumário

INTRODUÇÃO, 17

1. PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO, 26
1.1.DIÁLOGOS E A BUSCA POR UM CONCEITO INTEGRADOR, 29
1.1.1. Convergência Cultural e Midiatização, 30
1.1.2. Análise do discurso sob a perspectiva da cultura colaborativa, 32
1.1.3. Estudos Culturais, 36

2. CULTURA, PRODUÇÃO SIMBÓLICA DA MÍDIA E FUTEBOL, 38
2.1. CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DOS ESTUDOS CULTURAIS, 38
2.1.2. Hibridismo Cultural, 43
2.1.3. Cultura, Identidade e Imaginário Social, 44
2.2. A PRODUÇÃO SIMBÓLICA E O DISCURSO MIDIÁTICO, 47
2.2.2. Discurso das mídias, 50
2.3. FUTEBOL: IDENTIDADES CULTURAIS E MÍDIA, 54
2.3.2. Futebol como sistema simbólico, 54
2.3.3. Futebol e espetáculo, 57
2.3.4. Futebol e identidade, 58

3. MANIFESTAÇÕES DE JUNHO DE 2013, MÍDIA E COPA DO MUNDO 2014, 62
3.1.BASES SOCIAIS, POLÍTICAS E IMAGINÁRIAS DAS MANIFESTAÇÕES DE JUNHO DE 2013, 62
3.2.MANIFESTAÇÕES ENTRE A COPA DAS CONFEDERAÇÕES E COPA DO MUNDO 2014, 68
3.3.MÍDIA, COPA DO MUNDO E OPINIÃO PÚBLICA, 76

4. PUBLICIDADE E COPA DO MUNDO NO BRASIL, 82
4.1.PROPAGANDAS DA COPA DO MUNDO FIFA 2014, 88
4.2.CONSIDERAÇÕES FINAIS DA SEÇÃO, 156

5. JORNALISMO E COPA DO MUNDO NO BRASIL, 159
5.1. REPORTAGENS DA REDE GLOBO, 165
5.2.REPORTAGENS DA ESPN BRASIL, 241
5.3.CONSIDERAÇÕES FINAIS DA SEÇÃO, 290

CONSIDERAÇÕES FINAIS, 294
REFERÊNCIAS, 303
APÊNDICE A (BREVE PANORAMA DOS JOGOS DA COPA DO MUNDO FIFA
2014 NO BRASIL), 323
APÊNDICE B (LEGADO E TURISMO NA COPA), 317
APÊNDICE C(FONOAUDIÓLOGA ENSINA TRUQUES PARA SOLTAR O GRITO DE GOL NA COPA DO MUNDO, 320

Referência

SILVA, Priscila Kalinke da. Mídia e produção simbólica: A construção do torcedor-anfitrião no cenário da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. 2017. 318 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2017.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A