Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1676-0727

Mito, ideologia e mídia no futebol contemporâneo

Periódico / Revista

Polêm!ca

Número

n. 3

Ano

2013

Volume

v. 12

Páginas

p. 432-438

Arquivos

Resumo

Este artigo analisa de que forma o futebol, através dos meios de comunicação de massa, especialmente a televisão, alimenta e reforça o conceito de mito, na contemporaneidade. Como conceituação de mito, será utilizado o pensamento de Silvia Anspach (1998). Esta autora se vale principalmente da TV, para apresentar uma determinada ideologia, que é a do entretenimento, do “mito do herói”.

Palavras-chaves: Mito, futebol, mídia, televisão.

Abstract

This article examines how the football through the mass media, especially television, feeds and reinforces the concept of myth in contemporary times. How conceptualization of myth, will use the thought of Silvia Anspach (1998). This author relies primarily on TV to present a particular ideology, which is the entertainment, the “hero myth”.

Key-words: Myth, football, media, television.

Referência

KESKE, Hunberto Ivan; MOSER, Vinícius. Mito, ideologia e mídia no futebol contemporâneo. Polêm!ca. Rio de Janeiro, v. 12, n. 3, p. 432-438, 2013.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A