O seguinte documento apresenta o relatório final de estágio, visando a obtenção do grau de mestre em ciências do desporto, com especialização em jogos desportivos coletivos. O estágio foi realizado na equipa de sub-16 do Moreirense F.C. na época desportiva 2016/2017, numa temporada em que a equipa disputou a divisão de honra de Juniores B da Associação de Futebol de Braga. Este trabalho tem como objetivos a descrição, análise e avaliação do processo de treino, fazendo a relação do que foi realizado no treino e os resultados obtidos nesses respetivos momentos competitivos. Os dados resultantes dos momentos competitivos serão ainda comparados tendo em conta os fatores contextuais da partida. A metodologia de treino, os indicadores de treino e indicadores dos momentos de competição foram recolhidos ao longo de toda a temporada, sendo apresentados e posteriormente analisados, de forma a possibilitar conclusões sobre o trabalho desenvolvido. Estes indicadores quantitativos formarão a parte fundamental do trabalho sobre a qual recairá a avaliação e respetivas conclusões. O volume médio de tempo em prática foi de 85% do volume total de treino, sendo os restantes 15% utilizados em instrução das tarefas e transição entre as mesmas. A maioria das tarefas enquadramse nos exercícios específicos de preparação (63%), sendo os competitivos e jogo formal os mais utilizados em percentagem temporal (23%). A maioria do trabalho desenvolvido assentou na operacionalização do momento de organização ofensiva da equipa (53%), em especial na etapa de construção de ações ofensivas (58%). Analisando os momentos de competição, verificámos a existência de uma evolução da primeira para a segunda volta da competição, dados sustentados pelo número de golos, nº de vitórias em casa e nº total de derrotas. O volume de treino destinado ao escalão foi rentabilizado, conseguido manter os jogadores na grande maioria do tempo da sessão de treino em atividade. Contudo, verificámos uma grande diferença no volume de treino comparando com o recomendado para o escalão em causa. As lesões surgem como o principal motivo que retiram minutos de treino aos jogadores. A maioria das tarefas de treino recaem sobre os exercícios de preparação para jogo e o tempo utilizado a trabalhar o momento ofensivo é superior ao utilizado nos restantes momentos. Dentro do modelo de jogo, este teve alguns ajustes ao longo da temporada, levando-nos a refletir sobre a sua alteração ou continuo ensino dos jogadores sobre o inicialmente desejado. Entendemos que o clube no futuro, deverá procurar aumentar o volume de treino do escalão, desenvolver programas preventivos de lesões e criar um planeamento horizontal de forma a contextualizar o ensino do jogo ao longo dos diferentes escalões de formação.
Palavras – Chave: Futebol; Metodologia de Treino; Dados de Treino; Futebol de Formação;