Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

Mudança social e futebol

o caso de Santa Rosa
Ano

1998

Faculdade/Universidade

Universidade Gama Filho

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Educação Física

Páginas

166

Arquivos

Resumo

O objetivo deste estudo está voltado para as inter-relações entre as mudanças sociais processadas na comunidade rural de Santa Rosa (Teresópolis-RJ) e as manifestações na esfera do lazer, enfatizando o futebol em suas. Trata-se de um estudo de caso, com uma abordagem etnográfica, em que diferentes instrumentos são utilizados para a coleta de informações: entrevistas, observação do cotidiano e análise de fontes históricas orais e documentais. Os moradores apontam o futebol e as atividades religiosas como momentos coletivos de descontração, de interação social e de identificação com o local. O interesse pelos jogos foi se deslocando para a busca de resultados, para um intercâmbio mais amplo e para um nível de seriedade e organização, de forma a se aproximar do esporte no sentido moderno do termo atribuído por Elias (1985). A questão da mudança social foi analisada na perspectiva teórica de Boudon (1984, 1995), e a partir do papel dos diferentes agentes sociais que interagiram/interagem na comunidade em estudo.

Abstract

The aim of this investigations is to discuss about relations between social changes in Santa Rosa, a rural community, and manifestations in their spare time, putting special emphasis to soccer games. It’s an ethnographic study and different instruments were used to get information: interviews, observations, talking, analyses of historical dates. Soccer games and catholic religious activities are pointed by the dwellers as important collective events for entertainment, for social interactions and as identifications with the community. The interests in soccer game has changed in direction to a searching for results, to an greater interchanges and to an important level of organization, approaching to Elias (1985) concept about sport. The social changes were analyzed by Boudon’s (1984,1995) theorical perspective and by the role played by the social agents presents in Santa Rosa community.

Sumário

CAPÍTULO
I – INTRODUÇÃO, 7

II – PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO, 17
• Referencial Metodológico
• A pesquisa

III – REFLEXÃO TEÓRICA, 27
• A mudança social
• Futebol e lazer

IV – DESCRIÇÃO ETNOGRÁFICA DA COMUNIDADE DE SANTA ROSA, 37
• Aspectos gerais da comunidade
• Formação da comunidade e a mudança pelos moradores
• Roça ou Cidade?
• Mudanças no lazer
• Os jogos de futebol e a festa de Santa Rosa

V – O FUTEBOL E AS MUDANÇAS, 99

VI – CONCLUSÕES, 148

BIBLIOGRAFIA, 151

Referência

DAMAZIO, Marcia da Silva. Mudança social e futebol: o caso de Santa Rosa. 1998. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 1998.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A