Biblioteca

Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1983-3652

Muito além do relvado: futebol, nacionalismo e redes sociais

Número

n. 3

Ano

2021

Volume

v. 14

Páginas

p. 1-17

Arquivos

Resumo

O artigo analisa as formas como os fãs das seleções de Portugal, Espanha, Marrocos e Irã, o Grupo B do Mundial de Futebol 2018, se envolveram com as suas respectivas páginas oficiais no Facebook e como as páginas se relacionaram com os stakeholders. A estratégia adotada assenta numa abordagem quantitativa aos fluxos de dados produzidos, entre 1 de abril de 2017 e 3 de maio de 2018, pelas fanpages e por seus utilizadores. A amostra é formada por 3,068 publicações e perto de 11 milhões de interações na rede. Os resultados revelam que os contextos sociais offline potencializam as oportunidades e barreiras para o envolvimento, numa lógica em que o futebol vai muito além do relvado. Os dados apontam que a rede das fanpages do Grupo B é formada basicamente por entidades, e só um ator humano integra o TOP 10 dos influenciadores.

Palavras-chave : Mídia. Futebol. Fãs. Redes sociais. Facebook.

Abstract

This paper analyzes how fans of the national teams of Portugal, Spain, Morocco and Iran, the so-called Group B of the 2018 World Cup, got involved with their respective official Facebook pages and how the fanpages related to stakeholders. The strategy adopted is based on a quantitative approach to the data flows produced, between April 1, 2017 and May 3, 2018, by fanpages and their users. The sample consists of 3,068 posts and close to 11 million interactions on the network. Results reveal that offline social contexts highlight the opportunities and the involvement bans, in a logic in which football goes far beyond the pitch. Data show that the network of these pages is basically formed by institutions, and only a human actor is part of the TOP 10 of influencers.

Keywords: Media. Football. Fans. Social media. Facebook.

Referência

FáTIMA, Branco Di; GOUVEIA, Célia; MIRANDA, Sandra. Muito além do relvado: futebol, nacionalismo e redes sociais. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia. Belo Horizonte, v. 14, n. 3, p. 1-17, 2021.