Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2675-8253

Mulheres palmeirenses: práticas torcedoras e formas de resistência entre os diferentes espaços do torcer

Número

n. 2

Ano

2022

Volume

v. 3

Páginas

p. 1–26

Arquivos

Resumo

Este artigo é fruto da minha pesquisa de iniciação científica (CNPq), que surgiu de algumas inquietações presentes na minha vida de torcedora palmeirense e estudante, na intersecção entre os campos do feminismo e do esporte. Tendo em vista o crescente número de mulheres nos estádios de futebol nas últimas décadas embora a área de estudos sobre futebol tenha se constituído em torno da temática relativa às torcidas organizadas o enfoque quase sempre privilegiava os agentes masculinos do campo esportivo, relegando a um segundo plano a presença das mulheres, consideradas, no máximo, simples coadjuvantes de uma modalidade praticada exclusivamente por homens. Portanto, o estudo buscou compreender e contemplar a riqueza de um universo ainda pouco valorizado e muito subestimado, analisando as formas de existir e resistir das mulheres em torno do esporte que é símbolo de identidade e paixão nacionais.

Palavras-chave:  Allianz Parque, arquibancadas virtuais, mulheres palmeirenses, Palmeiras, práticas torcedoras

Abstract

The presentarticle-the result of a scientific initiation research (CNPq) -sought to understand and contemplate the richness of a universe that is still undervalued and very underestimated, analyzing the ways women exist and resist around the sport that is a symbol of identity. and national passion.

KEYWORDS:Allianz Parque; virtual bleachers; Palmeiras women; Palmeiras; fan practices.

Referência

VILELLA, Maria Luiza. Mulheres palmeirenses: práticas torcedoras e formas de resistência entre os diferentes espaços do torcer. Revista Avesso: Pensamento, Memória e Sociedade. São Paulo, v. 3, n. 2, p. 1–26, 2022.