Biblioteca

Seja um dos 12 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1983-9030

Negócios e o futebol-empresa: discussão acerca dos temas e a importância do papel do atleta para as ações mercadológicas

Periódico / Revista

Conexões

Número

Número Especial

Ano

2008

Ano

2008

Volume

v. 6

Área de concentração

Educação Física

Cidade

Campinas

Páginas

p. 620-627

Arquivos

Resumo

As modalidades esportivas coletivas movimentam quantias imensuráveis de capital anualmente. O futebol se caracteriza por uma dessas modalidades. Eventos grandiosos como a Copa do Mundo envolvem valores extremamente elevados para um simples jogo de bola. Contudo, o futebol abrange uma magnitude consideravelmente maior do que essa. Este trabalho preza por encarar o desporto em seu âmbito institucional de integridade, centralizando o atleta como diretriz de discussão. O papel de renomados protagonistas desse desporto (os próprios jogadores) e analisado socio-economicamente, alem das asserções as relações envoltas no fenômeno de se tornar um ícone para o publico consumidor e, consequentemente, para a modalidade. São abordados dois casos de destaque na historia do futebol para explicitar a dinâmica, o propósito e o arcabouço de possibilidades em torno do nome de um atleta: o caso de Ronaldo e o caso de David Beckham. Destarte, a discussão vale-se da correlação dos casos descritos com a problematização do eixo “seleção de talentos versus transações internacionais”. 

Abstract

The collective sports move immeasurable amount of capital per year. Soccer characterizes itself like one of these modalities. Great events like the World Cup involve extremely high values to a simple ball game. Although, soccer reaches a considerable bigger magnitude than that one. This project esteems to face the sport in its institutional scope of integrity, centralizing the athlete for a discussion”s guideline. The role of this sport”s renowned protagonists (the own players) is analyzed socioeconomically, besides the assertions to the relations wrapped in the phenomenon of became an icon to the consumer public and, consequently, to the modality. Two prominent cases in soccer history are boarded to explicit the dynamics, the purpose and the possibilities” repertory around an athlete”s name: Ronaldo”s case and David Beckham”s case. By this way, the discussion avails of the described cases” correlation with the problematic of the axis “talent selection versus intemational transactions”. 

Referência

BADUR, Pedro Brugnaro; MONTAGNER, Paulo César. Negócios e o futebol-empresa: discussão acerca dos temas e a importância do papel do atleta para as ações mercadológicas. Conexões. Campinas, v. 6, Número Especial, p. 620-627, 2008.
Cadastre-se para receber novidades