As modalidades esportivas coletivas movimentam quantias imensuráveis de capital anualmente. O futebol se caracteriza por uma dessas modalidades. Eventos grandiosos como a Copa do Mundo envolvem valores extremamente elevados para um simples jogo de bola. Contudo, o futebol abrange uma magnitude consideravelmente maior do que essa. Este estudo preza por identificar o esporte em seu âmbito institucional de integridade, centralizando o atleta como diretriz de discussão. Através de uma pesquisa exploratória, fez-se uma revisão bibliográfica sobre o papel de renomados protagonistas desse esporte (os próprios jogadores), sendo analisado sócio-economicamente, além das asserções às relações envoltas no fenômeno de se tornar um ícone para o público consumidor e, consequentemente, para a modalidade. São abordados dois casos de destaque na história do futebol para explicitar a dinâmica, o propósito e o arcabouço de possibilidades em torno do nome de um atleta: o caso de Ronaldo e o caso de David Beckham. Destarte, a discussão vale-se da correlação dos casos descritos com a problematização do eixo “seleção de talentos versus transações internacionais”. O referencial bibliográfico fomenta indagações sobre as construções do esporte e a necessidade de aprofundamento acerca do tema.
Palavras-Chaves: Futebol; Negócios; Mito; Ídolos e Imagens.