Biblioteca

Seja um dos 26 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Monografia

Negócios e o futebol-empresa

discussão sobre o papel do atleta nas ações mercadológicas
Título original / alternativo

Business and the Soccer-Company: discussion about the athletes’ role in the merchandising actions

Ano

2007

Faculdade/Universidade

Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas

Tema

Monografia

Área de concentração

Educação Física

Título em inglês

Business and the Soccer-Company: discussion about the athletes’ role in the merchandising actions

Páginas

45

Arquivos

Resumo

As modalidades esportivas coletivas movimentam quantias imensuráveis de capital anualmente. O futebol se caracteriza por uma dessas modalidades. Eventos grandiosos como a Copa do Mundo envolvem valores extremamente elevados para um simples jogo de bola. Contudo, o futebol abrange uma magnitude consideravelmente maior do que essa. Este estudo preza por identificar o esporte em seu âmbito institucional de integridade, centralizando o atleta como diretriz de discussão. Através de uma pesquisa exploratória, fez-se uma revisão bibliográfica sobre o papel de renomados protagonistas desse esporte (os próprios jogadores), sendo analisado sócio-economicamente, além das asserções às relações envoltas no fenômeno de se tornar um ícone para o público consumidor e, consequentemente, para a modalidade. São abordados dois casos de destaque na história do futebol para explicitar a dinâmica, o propósito e o arcabouço de possibilidades em torno do nome de um atleta: o caso de Ronaldo e o caso de David Beckham. Destarte, a discussão vale-se da correlação dos casos descritos com a problematização do eixo “seleção de talentos versus transações internacionais”. O referencial bibliográfico fomenta indagações sobre as construções do esporte e a necessidade de aprofundamento acerca do tema.

Palavras-Chaves: Futebol; Negócios; Mito; Ídolos e Imagens.

Abstract

The collective sports move immeasurable amount of capital per year. Soccer characterizes itself like one of these modalities. Great events like the World Cup involve extremely high values to a simple ball game. Although, soccer reaches a considerable bigger magnitude than that one. This study esteems to identify the sport in its institutional scope of integrity, centralizing the athlete for a discussion’s guideline. Through an exploratory research, a bibliographic revision was made about the role of this sport’s renowned protagonists (the own players), been analyzed socioeconomically, besides the assertions to the relations wrapped in the phenomenon of became an icon to the consumer public and, consequently, to the modality. Two prominent cases in soccer history are boarded to explicit the dynamics, the purpose and the possibilities’ repertory around an athlete’s name: Ronaldo’s case and David Beckham’s case. By this way, the discussion avails of the described cases’ correlation with the problematic of the axis “talent selection versus international transactions”. The bibliographic referential foment inquiries bout the sport’s constructions and the necessity to make a profound study of the subject about.

Keywords: Soccer; Business; Myth; Idols and Images.

Sumário

1. Introdução, 9
1.1 – Objetivo, 12
1.2 – Justificativa, 12

2. Referencial teórico, 14
2.1 – A Terminologia Ídolo, 17
2.2 – Ídolo + Mito, 18
2.3 – O Espetáculo, 20
2.4 – O Protagonista, 21
2.5. O caso Ronaldo, 21
2.5.1 – Biografia, 21
2.5.2 – História no Futebol, 22
2.5.3 – Atleta-Empresa, 24
2.6. O caso Beckham, 25
2.6.1 – Biografia, 25
2.6.2 – História no Futebol, 25
2.6.3 – Atleta-Empresa, 26

3. Análise dos dados, 29
3.1 – Seleção de Talentos, 36

Conclusões, 39

Referências, 41

Anexo, 47

Referência

BADUR, Pedro Brugnaro. Negócios e o futebol-empresa: discussão sobre o papel do atleta nas ações mercadológicas. 2007. 45 f. Monografia (Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
Cadastre-se para receber novidades