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Dissertação

Noticiabilidades na Placar

A mutação dos valores-notícia em três décadas de cobertura do futebol de mulheres
Ano

2020

Faculdade/Universidade

Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Comunicação

Páginas

182

Arquivos

Resumo

Esta dissertação analisa a cobertura da Placar, mais antiga e tradicional revista esportiva em circulação no país, sobre o futebol de mulheres, entre 1992 e 2019, anos que envolvem as oito edições existentes da Copa do Mundo Feminina. Nosso problema de pesquisa parte da seguinte indagação: quais mudanças nos critérios de noticiabilidade da revista Placar relacionados ao futebol de mulheres ocorreram entre a primeira e a última edição da Copa do Mundo Feminina, ocorrida em 2019? Neste recorte, observamos como os critérios de noticiabilidade nas publicações da revista modificam-se ao passar do tempo e reagem às mudanças sociais. Partimos do pressuposto de que as notícias não são simplesmente reflexos da realidade, mas quem as produz também ajuda a construir socialmente essa realidade. Observamos ainda se as transformações por que passam o jornalismo com a web e, mais especificamente, com a Web 2.0, que, por sua vez, possibilitou o envolvimento de uma audiência potente, alteraram os critérios de noticiabilidade relacionados ao futebol de mulheres na Placar. A partir desse princípio, nosso objetivo principal foi investigar o processo de mudança nos critérios de noticiabilidade deste periódico, observando uma nova configuração social na qual a mulher, cada vez mais, passa a ocupar espaços que antes eram predominantemente masculinos – caso eminente do futebol. Para entender o contexto, partimos das amplitudes sociais do futebol na sociedade brasileira, mergulhando no histórico do futebol de mulheres, e passando com olhar crítico pelo desenvolvimento do jornalismo esportivo no Brasil, com enfoque na Placar. Nossa hipótese é que os valores-notícia acompanham as transformações sociais, a partir de jornalistas mais conscientes do papel que desempenham na sociedade ao construir notícias que podem contribuir para reforçar ou minimizar assimetrias de gênero no futebol. No estudo foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, de cunho teórico; a Análise de Conteúdo defendida por Bardin (1977) e Herscovitz (2008), que se caracteriza por quantitativa e qualitativa; e técnica de coleta de dados por meio de recolha de reportagens publicadas na revista Placar, além de entrevistas com 11 jornalistas que fizeram a revista durante o recorte temporal da nossa análise, dentre os quais, destacamos Juca Kfouri, Sérgio Xavier Filho, Celso Unzelte e Ricardo Corrêa. Esta dissertação é uma contribuição teórica à Sociologia do Jornalismo, à Ciência da Comunicação e aos estudos acerca do futebol de mulheres no Brasil.

Palavras-chave: Jornalismo. Noticiabilidade. Futebol de Mulheres. Audiência Potente. Placar.

Abstract

This dissertation analyses the coverage of Placar, the oldest and most traditional sports magazine in circulation in the country, about women’s football, between 1992 and 2019, years witch encompass the eight existing editions of Women’s World Cup. Our research problem begins at the following question: which changes in Placar magazine’s news criteria related to women’s football occurred between the first and the last Women’s World Cup? In this particular study, we can see how news criteria in the magazine’s publications chance over time and react to social changes. We set off from the assumption that news are not simply a reflection of reality, but whoever produces it also helps to build that reality. We also observed whether the transformations that journalism goes through with the world web and, more specifically, with Web 2.0, which, in turn, enabled the involvement of a potent audience, changed the news criteria related to women’s football at Placar. Based on this, our main objective was to investigate the change process in the news construction related to women’s football in this magazine, observing a new social configuration in which women increasingly occupy spaces that before were predominantly masculine and with sexist bias – an eminent case on football. To understand the context, we started from the social extends of football in the brazilian society, dove into the history of women’s football, and went through on the development of sports journalism in Brazil, focusing on Placar. Our hypothesis was based on the assumption that news values follow social changes, with journalists more aware of the role they play in society when building news that can contribute to reinforce or minimize gender asymmetries in football. This research empoyed the bibliographic research method, of a theoretical nature; it also used the Content Analysis defended by Bardin (1977) and Herscovitz (2008), which is characterized by quantitative and qualitative techiniques. And it applied the data collection technique on reports published in the magazine Placar, in addition to interviews with 11 journalists who worked for the magazine during the time frame of our analysis, among which we can highlight names such as Juca Kfouri, Sérgio Xavier Filho, Armando Ribeiro, Celso Unzelte, Marcelo Duarte and Ricardo Corrêa. This dissertation is a theoretical contribution to the Sociology of Journalism, Communication Science and studies about women’s football in Brazil.

Keywords: Journalism. Noticiability. Women’s Soccer. Potent Audience. Placar.

Sumário

1 INTRODUÇÃO, 13

2 O FUTEBOL E A SOCIEDADE BRASILEIRA, 21
2.1 A CHEGADA E EVOLUÇÃO DO FUTEBOL NO BRASIL, 25
2.2 FUTEBOL E DESIGUALDADE SOCIAL BRASILEIRA, 30
2.3 MULHERES EM CAMPO: NASCIMENTO, VETO E RESSURGIMENTO, 33

3 MÍDIA ESPORTIVA E INDÚSTRIA CULTURAL, 40
3.1 JORNALISMO ESPORTIVO OU INFOTENIMENTO?, 42
3.2 ANTES DE SER JORNALISTA ESPORTIVO, O SER JORNALISTA, 47
3.2.1 O jornalismo especializado em esportes, 51
3.3 SOBRE O JORNALISMO ESPORTIVO E SUA HISTÓRIA NO BRASIL, 54
3.4 PLACAR: UMA REVISTA, MUITAS FACES, 60

4 FUTEBOL DE MULHERES: COBERTURA E NOTICIABILIDADE, 67
4.1 A CONSTRUÇÃO DAS NOTÍCIAS, 72
4.2 NOTICIABILIDADE, UM ORGANISMO MUTÁVEL, 78
4.3 TORCIDA, UMA AUDIÊNCIA POTENTE, 84
4.4 COPA 2019: O (RE)DESCOBRIMENTO DO FUTEBOL DE MULHERES, 89

5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, 97
5.1 COLHENDO DADOS: O PRINCÍPIO DE TUDO, 97
5.2 CORPUS, 102
5.3 ANÁLISE DE CONTEÚDO, 103

6 ENTREVISTAS, ESTATÍSTICAS E ANÁLISES, 106
6.1 NUMERALHA, 106
6.2 O FUTEBOL DE MULHERES NA FASE SEXO & ROCK AND ROLL, 115
6.3 NASCE UMA ESTRELA E UM VALOR-NOTÍCIA: MARTA, 125
6.4 RECONHECIMENTO, ARREPENDIMENTO E EXALTAÇÃO, 136
6.4.1 Um flerte com o passado, 137
6.4.2 Placar na Editora Caras: “Esquizofrênica”, 144
6.4.3 Mais do que o perdão, a redenção, 147
6.4.4 Por que a Placar mudou?, 160

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS, 165
REFERÊNCIAS, 171

Referência

LEAL, Daniel. Noticiabilidades na Placar: A mutação dos valores-notícia em três décadas de cobertura do futebol de mulheres. 2020. 182 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
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