Biblioteca

Seja um dos 15 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

O adepto português de futebol

Diferenças entre homens e mulheres
Ano

2018

Faculdade/Universidade

Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade de Lisboa

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Marketing

Páginas

47

Arquivos

Resumo

Os eventos desportivos podem ser vistos como um meio de entretenimento que tem vindo a assumir um papel de grande relevância na sociedade. Em Portugal, o desporto mais visto e com maior tradição é o futebol, que atrai um grande número de espectadores todas as semanas, e, é recorrentemente tema de conversa do dia a dia. O número de fãs de desporto do sexo feminino tem vindo a aumentar nos últimos anos, sendo, por isso, cada vez mais importante perceber o que motiva as mulheres a assistir a eventos desportivos e que diferenças existem entre o fã desportivo masculino e feminino. O objetivo principal desta dissertação consiste, assim, em compreender que diferenças existem entre o adepto português de futebol do sexo feminino e masculino. Mais concretamente, pretende-se perceber se os homens e as mulheres diferem nas suas motivações para assistir a jogos de futebol e nos seus níveis de lealdade (comportamental e atitudinal) para com as equipas que apoiam. Para este efeito, foram recolhidos dados primários através de um questionário online, que foi respondido por 466 indivíduos, dos quais 432 compõem a amostra. A análise aos resultados obtidos permitiu concluir que, de facto, existem diferenças significativas entre o adepto de futebol do sexo feminino e masculino. As mulheres são mais motivadas que os homens a assistir a jogos de futebol por razões sociais. Por outro lado, as motivações para assistir a jogos de futebol relacionadas com estética, emoção, autoestima e escape são mais valorizadas pelo sexo masculino do que pelo sexo feminino. Também foi possível concluir que os homens apresentam maiores níveis de lealdade comportamental e atitudinal para com as suas equipas que as mulheres.

Palavras-Chave: Diferenças entre sexos; Futebol; Motivações; Lealdade; Equipa.

Abstract

Sporting events can be seen as a worldwide popular mean of entertainment that plays a major role in society. In Portugal, football is the most popular sport and the one that has more tradition, attracting a large number of spectators every week, and, being a recurrent topic of day-to-day conversation. The number of women who watch sports has been growing in recent years, which makes it increasingly important to realize what motivates women to watch sporting events and what differences exist between male and female fans. Therefore, the main goal of this study is to understand what differences exist between male and female fans. More specifically, this study aims to understand if portuguese men and women differ in their motivations for watching football matches and in their levels of loyalty (behavioral and attitudinal) towards the teams they support. For this purpose, primary data was collected through an online questionnaire, which was answered by 466 individuals, of whom 432 compose the sample. The analysis of the obtained results allowed to conclude that, in fact, there are significant differences between male and female fans. Women are more motivated than men to watch football matches for social reasons. On the other hand, the motivations to watch football matches related to aesthetics, emotion, self-esteem and escape are more valued by males than by females. It was also possible to conclude that men have higher levels of behavioral and attitudinal loyalty towards their teams than women.

Keywords: Gender differences; Football; Motivations; Loyalty; Team

Sumário

CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO, 1
1.1. Contextualização do Tema, 1
1.2. Objetivos do Estudo e Questões de Investigação, 2
1.3. Relevância Académica e Empresarial, 2
1.4. Estrutura da Dissertação, 4

CAPÍTULO 2 – REVISÃO DE LITERATURA, 4
2.1. Motivações para assistir a desporto, 4
2.1.1. Diferenças entre Homens e Mulheres, 7
2.2. Lealdade do adepto, 9
2.2.1. Lealdade Comportamental do adepto, 10
2.2.1.1. Diferenças entre Homens e Mulheres, 11
2.2.2. Lealdade Atitudinal do adepto, 12
2.2.2.1. Diferenças entre Homens e Mulheres, 12
2.3. Modelo Conceptual e Hipóteses de Investigação, 13

CAPÍTULO 3 – METODOLOGIA, 15
3.1. Tipo de Estudo, 15
3.2. População e Amostra, 15
3.3. Métodos de Recolha e Análise de Dados, 16
3.4. Questionário, 17
3.5. Medidas utilizadas, 18

CAPÍTULO 4 – ANÁLISE DOS RESULTADOS, 21
4.1. Caracterização da Amostra, 21
4.2. Índices Sintéticos e Análise de Fiabilidade, 23
4.3. Motivações para assistir a jogos de futebol, 24
4.4. Lealdade Comportamental do adepto, 27
4.5. Lealdade Atitudinal do adepto, 29

CAPÍTULO 5 – CONCLUSÕES, CONTRIBUTOS, LIMITAÇÕES E SUGESTÕES, 30
5.1. Conclusões, 30
5.2. Contributos Académicos, 33
5.3. Contributos Práticos, 34
5.4. Limitações do Estudo, 34
5.5. Sugestões de Investigação Futura, 35

REFERÊNCIAS, 36
ANEXOS, 40

Referência

PIRES, Nuno Miguel Larguito Jóia. O adepto português de futebol: Diferenças entre homens e mulheres. 2018. 47 f. Dissertação (Mestrado em Marketing) - Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2018.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A