É notória a relevância do futebol. Praticado em âmbito mundial, envolve particular grau de participação e envolvimento emocional da população brasileira, podendo-se ainda destacar nesse contexto o futebol carioca como o mais tradicional do Brasil. O presente estudo procura desenvolver os aspectos do design nesse esporte, principalmente nas associações centenárias cariocas fundadas ao final do século XIX e início do XX, em especial aquelas do Rio de Janeiro, fortemente representativas de inúmeros torcedores brasileiros: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. Buscamos interpretar a iconografia presente nesse domínio, bem como a dimensão simbólica corporificada na identidade visual e nos uniformes das agremiações de futebol. Sob essa perspectiva, apresentamos a importante influência do viés social e cultural, por exemplo, na caracterização das cores das principais agremiações esportivas cariocas. Neste estudo privilegiamos a noção de que o processo de construção social expresso através das cores, bandeiras e símbolos gráficos produziu um sistema de imagens identitárias extremamente importante, em detrimento da consideração de aspectos meramente técnicos e estéticos Importa analisar o sentido de certas escolhas gráficas, e o modo pelo qual estas formas produzem novos códigos, acarretando diversificação do universo material e simbólico. Mais do que respostas, esta análise pretende levantar perguntas sobre a origem de tais escolhas gráficas. Por que a maioria dos clubes de futebol é representada por um escudo? Por que os uniformes são representados por listras? Qual a articulação entre a emblemática da cidade e o esporte? Como se dá na contemporaneidade o impacto da dimensão simbólica da identidade visual e das camisas dos clubes de futebol?