Milenar, o futebol é o esporte mais popular do mundo: a modalidade atravessa e une diferentes culturas. Tamanho sucesso deve-se à capacidade notória de atrair grandes volumes de pessoas e dinheiro por onde passa. Ao entender a forma como evoluiu, consegue-se compreender seu mercado atual, extremamente competitivo, não apenas entre os clubes de futebol profissional, como também entre os diferentes esportes e atividades de lazer. É nesse âmbito que esta tese está assente. Os programas de sócio-torcedor têm importância fulcral nesse cenário e os resultados obtidos com esse tipo de iniciativa, em todo o mundo, são de extrema relevância para os clubes e podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso numa temporada. Torna-se então essencial o entedimento desses diferentes públicos não apenas quantitavamente, mas qualitativamente de forma a tornar o marketing e a comunicação dos clubes mais eficaz. O objetivo portanto apresenta-se na retenção, recuperação e proscepção de leais torcedores a esses programas, gerando benefícios de ordem financeira a partir da lealdade comportamental.
Design Management, Branding, Brand Equity, Gestão de Marca, Marketing Esportivo, Futebol, Flamengo, Sócio Torcedor.