O futebol é um desporto de renome mundial, que transborda as barreiras do entretenimento. Quando se trata de transações, o Brasil é um dos países mais participativos na transferência de jogadores internacionais. Em 2020, o futebol movimentou cerca de US$ 5,63 bilhões de dólares, dos quais US$ 734 milhões em transações de jogadores brasileiros (MUNDIM, 2021). Apesar das emoções que giram em torno desse mercado, os clubes são instituições tradicionais, cuja particularidade é o fato de os personagens principais de seus sucessos serem seus ativos intangíveis, ou seja, seus jogadores. Poucos clubes brasileiros têm condições financeiras de fazer grandes investimentos, porque a maior parte deles tem um grau de profissionalização de gestão baixo e ineficiente bem como dívidas altíssimas (GIOVANNETTI; ROCHA; SANCHES; SILVA, 2006). Em contrapartida, os ativos intangíveis desses clubes – os jogadores – têm um alto potencial de lucratividade com grande capacidade de gerar riqueza que podem ser usados como uma válvula de escape para melhorar sua situação financeira. O objetivo desta dissertação é de analisar os determinantes dos valores de mercado dos 500 jogadores de futebol brasileiros mais valorizados (ano 2019), tendo como variáveis explicativas os indicadores de capital intelectual. A base de dados advém do site Transfermarket (comumente utilizado em periódicos esportivos internacionais como fonte de informação dos valores de mercado dos jogadores). Nas análises, foram utilizadas estatísticas descritivas e estimações de modelos de dados em painel com controle dos efeitos fixos do jogador, dos efeitos fixos do clube e da interação clube-ano. Em resumo, os resultados encontrados possibilitaram inferir que as variáveis relacionadas ao capital humano (idade, jogos disputados no ano e gols e assistências) são determinantes para o valor de mercado do jogador e que o valor do clube (capital estrutural) é uma variável significativa, que indica que o fato de jogar em um clube de elevado valor agregado contribui para aumentar o valor de mercado do jogador. Conclui-se que, o valor de mercado dos jogadores de futebol é determinado por um conjunto de variáveis que podem ser explicadas por componentes do capital humano (habilidades do indivíduo), capital estrutural (infraestrutura que apoia o capital humano) e o capital relacional (habilidade do indivíduo de se relacionar). O entendimento da precificação pode auxiliar os clubes a melhorarem sua gestão e aumentarem a possibilidade de êxito financeiro, uma vez que as transferências de jogadores são a segunda principal fonte de renda dos clubes e só perdem para as cotas de transmissão.
Palavras-chave: Ativos intangíveis; capital humano; capital estrutural; capital relacional