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ISSN 2237-8871

O Capital no futebol: uma análise da mercadoria jogador

Periódico / Revista

Cadernos de História

Número

n. 37

Ano

2021

Volume

v. 22

Páginas

p. 109-126

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Resumo

Este artigo se propõe a analisar, a partir da leitura da primeira seção de O Capital: Crítica da economia política de Karl Marx (2013), a questão da mercadoria no futebol, mais especificamente do jogador como mercadoria. Isso foi feito partindo da posição dicotômica – principalmente no futebol profissional – de que o jogador ocupa um lugar de duplo estatuto, sendo produtor de mercadoria e a própria mercadoria. Para isso, o artigo se utiliza do materialismo histórico dialético para compreender essa posição do jogador e da dinâmica do capital, aplicada ao futebol. Isso é feito através de uma investigação teórica sobre as categorias marxianas – o artigo apresenta dados empíricos que corroboram essa ideia. Por fim, será demonstrado como se dá a dinâmica centro-periferia do capital e como essa questão perpassa o funcionamento do esporte na forma de um aparelho ideológico, além de trazer uma proposta de como deve ser a luta do torcedor dentro do sistema.

Palavras-chave: Futebol; mercadoria; capital; jogador; Marxismo.

Abstract

This article aims to analyze, from the reading of the first section of the Portuguese version of “Das Kapital. Kritik der politischen Ökonomie” by Karl Marx (2013), the commercial issue in football, especially about soccer player as commodity. It was done, starting the dichotomic position – mainly in professional soccer – in which a soccer player gets a double status, of commodity maker and as commodity. Therefore, the research uses the dialectical and historical materialism to comprehend this place of the footballer and the capital dynamic, applied to the football. In addition to a theoretical investigation of Marxian categories, this article presents empirical data that corroborates it. Finally, this research analyzes the dynamics of the center-periphery of capital and approaches the sport function as an ideological mechanism, besides bringing a proposal of how the fans struggle should be inside the system.

Keywords: Football, commodity, capital, footballer, Marxism.

Referência

ARAUJO, Lucas Giachetto de; GIGLIO, Sérgio Settani. O Capital no futebol: uma análise da mercadoria jogador. Cadernos de História. Belo Horizonte, v. 22, n. 37, p. 109-126, 2021.
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