Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2237-4418

As mídias sociais sob a perspectiva do marketing esportivo: o caso São Paulo Futebol Clube

Periódico / Revista

Revista Pensamento & Realidade

Número

n. 29

Ano

2014

Volume

v. 1

Páginas

p. 3-24

Arquivos

Resumo

No Brasil, apesar da profissionalização dos dirigentes de clubes de futebol, não há verbas suficientes para grandes ações de marketing esportivo em mídias tradicionais como nos clubes europeus. A evolução da internet e o surgimento das mídias sociais abriram a possibilidade dos clubes interagirem com seus torcedores e fãs de uma forma barata, direta e com grande poder de alcance. No entanto, a maioria dos clubes brasileiros está descobrindo o potencial dessa ferramenta e de que forma elas podem contribuir para reforçar a interação com os torcedores, promovendo seus produtos e ações com o objetivo de aumentar a receita e reforçar a imagem da marca do clube. A metodologia consiste em um estudo de caso. Constatou-se que o São Paulo Futebol Clube vem investindo nos últimos anos no seu novo portal, no seu canal do Youtube, além de realizar ações frequentes no Twitter para interagir com seus torcedores. Foi observado também, que o São Paulo Futebol Clube utiliza as principais mídias sociais como forma de gerar tráfego para o seu site oficial, onde mantém seus principais parceiros comerciais, e, entende que essas mídias são importantes para pesquisar a opinião da torcida e planejar futuras ações.

Palavras chave: Marketing esportivo, Internet, Mídias Sociais, Redes sociais, São Paulo Futebol Clube

Abstract

In Brazil, despite the professionalization of managers of football clubs, they do not have enough money for major sports marketing efforts in traditional media as European clubs. The evolution of the internet and the emergence of social media, have opened the possibility of clubs interact with their spectators and fans an inexpensive, straightforward and with great power to reach them. However, most Brazilian clubs are discovering the potential of this tool and how they can contribute to strength the interaction with fans promoting their products and actions aiming to increase revenue and enhance the brand image of the club. The methodology consists of a case study. It was found that São Paulo Futebol Clube has invested in recent years in the new website, in its Youtube channel and frequently performs actions on Twitter to interact with their fans. It was observed also that São Paulo Futebol Clube uses the main social media as the way to generate traffic to its official website, where the club maintains its major trading partners and believes that these media are important to research the opinion of the fans and to plan future actions.

Keywords: Sports Marketing, Internet, Social Media, Social Networks, São Paulo Futebol Clube

Referência

ASSIS, Evange Elias; TOLEDO, Luciano; ROSA, Claudionor de Moraes; PISCOPO, Marcos Roberto. As mídias sociais sob a perspectiva do marketing esportivo: o caso São Paulo Futebol Clube. Revista Pensamento & Realidade. São Paulo, v. 1, n. 29, p. 3-24, 2014.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A