A presente tese se dedica ao estudo dos clubes de futebol profissional masculino, partindo do entendimento de que a constante mercantilização dessa atividade impactou na relação dos torcedores – atingidos por processos de “clientelização” –, com as agremiações com os quais se identificam – geridas como sofisticadas empresas produtoras de espetáculos. O século XXI é marcado por inéditas formas de aquisição, gerenciamento e instrumentalização dos clubes por tipos diferentes de proprietários, responsáveis pela atualização dos processos de mercantilização, ainda mais agressivos que os anteriores. Interesses diversos, principalmente de ordem política, moldaram uma nova ordem de clubes e ligas, cada vez mais dedicados ao alcance de públicos globais, na esteira do aprofundamento dos modos de socialização através do ciberespaço – os “teletorcedores”. Essas ofensivas acabaram por gerar conflitos e insatisfações em determinados segmentos de torcedores, que rejeitam esses processos de “clientelização”, contestam a propriedade e demandam maior poder de participação em seus clubes. Aqui chamados de “supporters”, para conectar essa pesquisa a outros estudos dedicados ao mesmo tema, esse tipo de torcedor ativo comumente se articula em organizações coletivas para dar maior visibilidade às suas pautas, incitar a ação de outros torcedores, interferir na agenda pública e elaborar manifestações nos estádios, nas ruas e através das redes. O estudo se dedicou a um esforço comparativo, observando experiências de torcedores em diversos países, elaborando empreitadas teóricas e buscando estabelecer pontos de conexão e distinção entre os componentes do corpus de pesquisa. Os capítulos iniciais fazem o longo percurso dos redimensionamentos históricos dos clubes de futebol ao longo do séc. XX e XXI, posteriormente se dedicando a entender as distintas etapas de “empresarização” dos clubes pelo mundo e os diferentes tipos de clubes decorrentes desse processo. Em seguida, a tese é dedicada a compreender as mudanças nas formas como os torcedores se relacionam com os clubes. Os capítulos 4 e 5 são dedicados a reflexões teóricas, cotejadas por estudos de casos na Inglaterra, Espanha, Alemanha, Portugal, Argentina e Chile. Por fim, o capítulo 6 se dedica a investigar e comentar fatos ocorridos no período de encerramento da pesquisa (início de 2022), a partir da aprovação da Lei n. 14.193/2021, que disseram respeito aos temas abordados nesta tese, em especial à mobilização de torcedores pela efetivação da venda das sociedades anônimas do futebol (SAF’s) dos seus clubes.