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O comentário esportivo contemporâneo no rádio de Porto Alegre

uma análise das novas práticas profissionais na fase de convergência
Ano

2018

Faculdade/Universidade

Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Área de concentração

Mestrado em Comunicação

Páginas

197

Arquivos

Resumo

Esta pesquisa pretende analisar novas práticas dos comentaristas esportivos no rádio de Porto Alegre dentro da chamada fase de convergência do rádio brasileiro (FERRARETTO, 2012). Considera-se como parâmetro teórico a economia política da comunicação, dando conta do predomínio, no Rio Grande do Sul, do rádio como empresa em busca de lucro, cuja programação interfere na sociedade gaúcha (FERRARETTO, 2007). Parte-se da hipótese de que há uma transformação nos modos de produção de conteúdo dos comentaristas esportivos. Com isso, analisa-se estas práticas a partir do campo do radiojornalismo esportivo (ALCOBA LÓPEZ, 2005) e do futebol (DAMATTA, 1982), dentro de um cenário de convergência (JENKINS, 2008) e da vigência de uma fase da multiplicidade da oferta (BRITTOS, jul.-dez.2002). Com o pressuposto de que o rádio se transfigura também pela influência de outras mídias (FIDLER, 1998), entende-se que os comentaristas esportivos atuam, em sua contemporaneidade, sob o prisma de novas práticas profissionais, provocadas pela convergência. Com isso, propõe-se o problema fundamental: como este novo modelo opera no rádio esportivo de Porto Alegre? O objetivo do trabalho é analisar esta nova configuração no modelo das práticas profissionais dos comentaristas esportivos no rádio de Porto Alegre, visto que este tipo de conteúdo ocupa boa parte da programação das emissoras analisadas: Bandeirantes, Gaúcha, Grenal e Guaíba, as quatro rádios que realizam a cobertura sistemática de futebol. Utilizando a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) como metodologia principal, o foco se dá em quatro eixos, propostos em artigo que serve como embrião deste estudo, produzido por Guimarães e Ferraretto (2016). Tratam-se das características propostas como fundamentais para o comentário contemporâneo: audiência criativa, utilização de dados para a análise, aproximação com o campo do desporto e pluralidade de gêneros jornalísticos no conteúdo do comentário. Faz-se, a partir desta análise de conteúdo, um cruzamento com entrevistas realizadas com os profissionais, através da metodologia da história oral. O resultado aponta para a existência destas novas práticas e a presença das características em boa parte dos profissionais que servem como corpus da pesquisa. Entretanto, ainda não é um modelo que se possa considerar amplamente hegemônico.

Abstract

This research intends to analyze new practices of the sports commentators in the radio of Porto Alegre within the so called phase of convergence of the brazilian radio (FERRARETTO, 2012). It is considered as a theoretical parameter the political economy of communication, accounting for the predominance, in Rio Grande do Sul, of the radio as a company in search of profit, whose programation interferes in the society of Rio Grande do Sul (FERRARETTO, 2007). It starts from the hypothesis that there is a transformation in the modes of content production of sports commentators. Thereby, these practices are analyzed from the field of sports radiojournalism (ALCOBA LÓPEZ, 2005) and football (DAMATTA, 1982), within a convergence scenario (JENKINS, 2008) and the validity of a Multiplicity of Supply phase (BRITTOS, juldec.2002). With the assumption that radio is also transfigured by the influence of other media (FIDLER, 1998), it is understood that sports commentators act, in their contempority, under the prism of new professional practices, caused by convergence. With this, the fundamental problem is proposed: how does this new model operate in Porto Alegre sports radio? The objective of this work is to analyze this new configuration in the model of the professional practices of sports commentators in Porto Alegre radio, since this type of content occupies a good part of the programming of the analyzed stations: Bandeirantes, Gaúcha, Grenal and Guaíba, the four radios that systematic coverage of football. Using the content analysis (BARDIN, 2016) as the main methodology, the focus is on four axes, proposed in an article that serves as the embryo of this study, produced by Guimarães and Ferraretto (2016). These are the characteristics proposed as fundamental for the contemporary commentary: creative audience, use of data for analysis, approximation with the field of sports and plurality of journalistic genres in the content of the commentary. From this analysis of content, a cross-examination with interviews with the professionals, through the methodology of oral history, is made. The result points to the existence of these new practices and the presence of the characteristics in most of the professionals that serve as corpus of research. However, it is not yet a model that can be considered widely hegemonic.

Sumário

1 INTRODUÇÃO, 14

2 O CAMPO DO RÁDIO ESPORTIVO NA CONTEMPORANEIDADE, 21
2.1 O campo do esporte, 23
2.1.1 Esporte das massas: o futebol como modalidade mais popular do planeta, 26
2.1.2 O futebol no Brasil: do “esporte bretão” ao “país do futebol”, 29
2.1.3 O futebol em Porto Alegre: a formação da rivalidade Grenal, 33
2.2 O campo do jornalismo esportivo, 37
2.2.1 Futebol: entretenimento ou jornalismo?, 39
2.2.2 O jornalismo esportivo: editoria especializada, 42
2.3 O rádio esportivo: entre o imaginário e o jornalístico, 45
2.3.1 O rádio como indústria cultural e o rádio esportivo como negócio, 49
2.3.2 A jornada esportiva e o radiojornalismo de futebol, 54

3 O COMENTÁRIO ESPORTIVO, 60
3.1 Os âmbitos da opinião: a empresa, o público e o jornalista, 60
3.2 A opinião do jornalista: a questão técnica e a objetividade, 63
3.3 Gêneros jornalísticos no rádio, 68
3.4 Entre a crônica e a análise: situando conceitualmente o comentário esportivo, 72

4 O COMENTARISTA CONTEMPORÂNEO, 75
4.1 Proposta de periodização do comentário esportivo no rádio de Porto Alegre, 76 
4.2 O comentarista contemporâneo no rádio de Porto Alegre: características fundamentais, 86
4.2.1 O ambiente da convergência, 87
4.2.2 A audiência criativa, 90
4.2.3 Os dados como fonte de recurso para a opinião, 93
4.2.4 O campo do esporte agindo sobre o comentário, 97
4.2.5 A coexistência de gêneros jornalísticos: o opinativo e o interpretativo, 107

5 IDENTIFICANDO O COMENTARISTA ESPORTIVO CONTEMPORÂNEO, 111
5.1 Procedimentos metodológicos da pesquisa, 112
5.1.1 Pesquisa bibliográfica, 112
5.1.2 Pesquisa em mídia sonora, 112
5.1.3 História oral, 113
5.1.4 Análise de conteúdo, 114
5.2 Aplicação metodológica e esquema da análise, 116
5.2.1 Rádio Bandeirantes, 119
5.2.1.1 Primeira amostra: Internacional x Cruzeiro, 120
5.2.1.2 Segunda amostra: Grêmio x Atlético Mineiro, 123
5.2.1.3 Resultados da análise, 127
5.2.2 Rádio Gaúcha, 131
5.2.2.1 Primeira amostra: Internacional x Cruzeiro, 131
5.2.2.2 Segunda amostra: Grêmio x Atlético Mineiro, 134
5.2.2.4 Resultados da análise, 137
5.2.3 Rádio Grenal, 143
5.2.3.1 Primeira amostra: Internacional x Cruzeiro, 143
5.2.3.2 Segunda amostra: Grêmio x Atlético Mineiro, 146
5.2.3.3 Resultados da análise, 150
5.2.4 Rádio Guaíba, 152
5.2.4.1 Primeira amostra: Internacional x Cruzeiro, 153
5.2.4.2 Segunda amostra: Grêmio x Atlético Mineiro, 155
5.4.2.3 Resultados da análise, 158

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS,163

7 REFERÊNCIAS, 170

8 APÊNDICES, 177

Referência

GUIMARãES, Carlos Gustavo Soeiro. O comentário esportivo contemporâneo no rádio de Porto Alegre: uma análise das novas práticas profissionais na fase de convergência. 2018. 197 f. (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
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