Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1983-3644

O desfraldar das bandeiras: as torcidas organizadas do Rio de Janeiro e suas territorialidades no entorno do estádio do Maracanã

Periódico / Revista

Geo PUC

Número

n. 1

Ano

2008

Volume

v. 1

Área de concentração

Geografia

Cidade

Rio de Janeiro

Arquivos

Resumo

Atualmente, o futebol pode ser percebido como um evento inserido na sociedade espetáculo, não estando restrito apenas a prática esportiva em si. No entanto, ao longo da história do futebol, inúmeras instituições foram sendo criadas com o objetivo de unir torcedores de uma mesma entidade (ou clube), dando origem as atuais Torcidas Organizadas. Muitas destas instituições, ao incorporar o fanatismo de seus torcedores, assim como posicionamentos político-ideológicos, acabaram por criar rivalidades, assim como laços de cooperação entre as mesmas. Entretanto, pode-se perceber de forma cada vez mais acentuada o transbordamento da rivalidade para a violência praticada por estes grupos. Com isso, verifica-se um enorme esvaziamento de público nos estádios de futebol no Brasil, o que acaba por impactar em uma série de problemas para a sociedade de uma forma geral. É de fundamental importância destacar a singularidade assumida pela cidade do Rio de Janeiro sobre tal problemática, já que o Estádio do Maracanã acaba por receber os jogos das quatro principais equipes da cidade, o que complexifica as relações entre as torcidas de jogo para jogo. Assim, este trabalho visa compreender a territorialidade destas torcidas em dias de grandes jogos, para que se propicie rotas de segurança para os torcedores, assegurando desta maneira, melhores condições sócio-econômicas para a sociedade carioca.

Resumo (outro idioma)

Actuellement, le football peut être perçu comme un événement faisant partie de la société spectacle, n’étant pas seulement restreint à la pratique sportive en elle-même. Néanmoins, tout au long de l”histoire du football, d’innombrables institutions ont été créées avec l”objectif d’unir des supporters d”une même identité (ou club), étant à l’origine des actuels Groupes de Supporters Organisés. Beaucoup de ces institutions, en prenant en compte le fanatisme de leurs supporters ainsi que leurs positionnements politico-idéologiques, ont fini par créer des rivalités, mais aussi des liens de coopération entre elles mêmes. Néanmoins la rivalité de plus en plus grande entre ces groupes peut être mesurée par la violence pratiquée. Cela se vérifie par l’énorme absence de public dans lês stades de football au Brésil, ce qui finit par se répercuter dans une série de problèmes au sein de la société d”une manière générale. Il est important de remarquer la singulière proposition de la ville de Rio de Janeiro face à une telle problématique, en recevant au Stade du Maracanã, les match opposant les quatre principales équipes de la ville, ce qui a complexifié les relations entre les suportteurs de partie en partie.  Ainsi, ce travail vise à comprendre la territorialité de ces supporters les jours de grands match, afin de rendre propice des itinéraires de sécurité pour les supporers, assurant de cette façon, de meilleures conditions socio-economiques pour la population originaire de Rio de Janeiro.

Referência

NUNES, Rafael da Silva. O desfraldar das bandeiras: as torcidas organizadas do Rio de Janeiro e suas territorialidades no entorno do estádio do Maracanã. Geo PUC. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, 2008.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A