Símbolo de festa, alegria, união, mas também de manifestações nacionalistas e de confrontos, o futebol é o desporto mais conhecido mundialmente, sendo seguido com fulgor por milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal o futebol assume contornos importantíssimos na comunicação social, e quando se fala da selecção nacional ainda mais. Os jogos são patrocinados e anunciados dias a fio, como se houvesse uma obrigação de os ver, sentir e apreciar. E se o papel do jornalista é ser isento de opiniões e preferências, com a selecção nacional isso não se passa. Nessas alturas, é invocado o poder da união de um povo, mostrando o seu patriotismo pela defesa de um dos grandes representantes da nação, ou não fosse Portugal o país dos três efes: Fado, Fátima e Futebol. A presente dissertação procura assim analisar de que forma são construídos os discursos mediáticos em torno da selecção nacional de futebol, aquando da sua participação num grande evento mediático e desportivo, como foi o caso do último mundial de futebol até à data, na África do Sul, 2010.
Palavras-chave Futebol, selecção nacional, nacionalismo, patriotismo, media, identidade nacional, sentimento de pertença.