Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

O discurso noticioso em torno do Futebol

A construção de uma identidade e o sentimento de pertença a uma nação
Ano

2010

Faculdade/Universidade

Universidade da Beira Interior

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Jornalismo

Páginas

207

Arquivos

Resumo

Símbolo de festa, alegria, união, mas também de manifestações nacionalistas e de confrontos, o futebol é o desporto mais conhecido mundialmente, sendo seguido com fulgor por milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal o futebol assume contornos importantíssimos na comunicação social, e quando se fala da selecção nacional ainda mais. Os jogos são patrocinados e anunciados dias a fio, como se houvesse uma obrigação de os ver, sentir e apreciar. E se o papel do jornalista é ser isento de opiniões e preferências, com a selecção nacional isso não se passa. Nessas alturas, é invocado o poder da união de um povo, mostrando o seu patriotismo pela defesa de um dos grandes representantes da nação, ou não fosse Portugal o país dos três efes: Fado, Fátima e Futebol. A presente dissertação procura assim analisar de que forma são construídos os discursos mediáticos em torno da selecção nacional de futebol, aquando da sua participação num grande evento mediático e desportivo, como foi o caso do último mundial de futebol até à data, na África do Sul, 2010.

Palavras-chave Futebol, selecção nacional, nacionalismo, patriotismo, media, identidade nacional, sentimento de pertença.

Abstract

Symbol of partying, enjoyment, union, but also, of nationalist manifestations and of confronts, football is the worldwide most popular sport, being followed with passion by millions of people all over the world. In Portugal, football takes a huge place in social communication, and when it comes about the national team, even more. Matches are sponsored and advertised for days on end, like there was an obligation to watch, fell and appreciate them. And if the journalist role is to be exempt of opinions or preferences, with the national team, this is not the case. In those times, the power of union of one people is invoked, showing their patriotism for the defense of one of the greatest representations of the nation, or Portugal were not to be known as the three Fs country: Fado, Fatima and Football. The present dissertation attempts to analyze how the media discourses about the national team are constructed, in the occasion of it participation in a major media event, such as the last world championship, until today, in South Africa 2010.

Keywords Football, national football team, nationalism, patriotism, media, national identity, sense of belonging.

Sumário

Introdução, 1

Capítulo I – Pressupostos Teóricos, 4
1.1. A paixão do Povo – o futebol como desporto rei, 4
1.2. As origens do futebol, 7
1.3. O futebol em Portugal, 9

Capítulo II – Definição de conceitos, 14
2.1. Nação e estado-nação, 14
2.2. Patriotismo, 15
2.3. Nacionalismo, 16
2.4. Identidade Nacional, 18

Capítulo III – Os meios de Comunicação Social: A construção da identidade e a defesa do país na imprensa escrita, 22
3.1. Teorias da Comunicação e da notícias: os efeitos e as repercussões na sociedade, 22
3.1.1.Teoria do Agendamento ou Agenda Setting, 24
3.1.2. Teoria dos Usos e Gratificações, 25
3.1.3. Teoria do Enquadramento ou frames, 27
3.1.4. Importância teórica, 28
3.2. Os media e o desporto – a espectacularidade do desporto, 29
3.3. A criação da identidade nos jornais – o poder da escrita, 32
3.4. Traços gerais dos Portugueses nos media, 34

Capítulo IV – Análise de caso: procedimento e metodologia, 39
4.1. Procedimentos de Persuasão, 42
4.2. Metodologia e desenho da investigação, 44

Capítulo V – Público – “O Generalista”, 48
5.1. Análise quantitativa, 48
5.2. Análise Qualitativa, 50
5.2.1. Destaques de Capa, 50
5.2.2. Antetítulos, títulos e superleads, 52
5.2.3. Expressões no Texto, 55

Capítulo VI – Jornal de Notícias -“O Popular e Emotivo”, 79
6.1. Análise Quantitativa, 79
6.2. Análise Qualtitativa, 82
6.2.1. Destaques de Capa, 82
6.2.2.Antetítulos, títulos e Superleads, 88
6.2.3. Expressões do Texto, 98

Capítulo VII – A Bola – “O Desportivo”, 117
7.1. Análise quantitativa, 117
7.2. Análise qualitativa, 118
7.2.1. Destaques de Capa, 118
7.2.2. Títulos e Superleads, 121
7.2.3 – Expressões no texto, 135

Capítulo VIII – Considerações gerais dos três jornais, 165

Capítulo IX – Conclusão, 169

Bibliografia, 174
Anexos, 178

Referência

VIOLANTE, Joana Ribeiro. O discurso noticioso em torno do Futebol: A construção de uma identidade e o sentimento de pertença a uma nação. 2010. 207 f. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) - Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2010.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A