Biblioteca

Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

O espectador como espetáculo

notícias das Torcidas Organizadas na Folha de S. Paulo (1970-2004)
Ano

2004

Faculdade/Universidade

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas

Orientador(a)

Renato Pinto Ortiz

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Sociologia

Páginas

150

Arquivos

Resumo

A formação do público do futebol no Brasil não é uma decorrência natural da assimilação deste esporte no país. Ela depende da consolidação dos processos que levaram à transformação do futebol em espetáculo de massas e em paixão nacional, ou seja, do surgimento do futebol como fenômeno econômico e cultural de ‘grande escala’ – momento a partir do qual este esporte deixa de ser uma atividade ociosa exclusiva de uma porção das elites urbanas. Agentes dessa transformação foram o Estado, os clubes, os atletas e de modo muito especial a imprensa, promotora da constituição de um público do futebol específico: robusto e militante. O surgimento, no final dos anos 60, das torcidas organizadas corresponde à versão exacerbada do que o jornalismo esportivo sempre destacou e, quando ausente, demandou com veemência: festa, colorido, alegria, compromisso, paixão. No entanto, também corresponde, não raras vezes, àquilo que a imprensa sempre condenou, mas nem por isso deixou de noticiar: a violência. Partindo deste conjunto de teses, apresentadas e discutidas na primeira parte da dissertação, a segunda parte oferece uma análise da informação esportiva do jornal Folha de S. Paulo durante o período 1970-2003. Busca-se com ela identificar o modo como um meio de comunicação deu visibilidade ao fenômeno, ou, em outras palavras, o modo como o tomou público ao lhe conferir o status de notícia, isto é, de mercadoria informativa. Dentro desta tentativa aparece uma outra: a de reconhecer a construção simbólica das torcidas organizadas feita pela mídia, rastreando as representações e significados que lhe são atribuídas. Presas a posturas populistas e/ou espetacularizadoras, descobre-se, entre outras coisas, que as representações variam toda vez que vem à tona assuntos que põem em risco a manutenção do futebol como espetáculo de massas ao vivo e como expressão e fonte de identidade nacional: a própria violência nos estádios, mas também temas como o Estatuto de Defesa do Torcedor e a adoção do modelo do futtebol-empresa

Abstract

The fonnation of a public connected to soccer in Brazil is not a natural result of its assimilation by the country. It depends on some processes, which turned soccer into a great mass show and a national passion. Through these processes soccer has become an economical and cultural phenomenon in a wide scale -from this moment on the sport is not anymore an activity that belongs exclusively to a part of the urban elites. ln this context the State, the soccer clubs, the athletes and the press played a very import role. The press has promoted the constitution of a specific soccer public: robust and militant. The arising of organized supporter groups, in the end of the 60’s, corresponds to the exacerbated version of what the journalism related to sports has always emphasized and vehemently demanded from the soccer public: parties, colors, joy, commitment, passion. However, it also corresponds – and it is not rare – to what the press has always condemned but has abundantly shown in its news: the violence. Starting from these theses which will be presented and discussed in the first part of this dissertation, the second part will offer an analysis of sports news founded in “Folha de S. Paulo” newspaper between 1970 and 2003. The aim is to identify how “Folha de S. Paulo” has given visibility to the phenomenon. In other words the present thesis intends to show the way this newspaper has helped to turn soccer into a public issue, giving it the status of news and informative commodity. This thesis also intends to follow the paths which led to the symbolic construction of the organized group of supporters made by media, trying to reveal its meanings. It is found that meanings and representations -attached to populist and spectacular postures – has changed over time depending on some situations which can jeopardize the maintenance of soccer as a mass spectacle and as an expression and source for national identity: the violence itself and also themes like the supporters’ protection code and the adoption of soccer as an enterprise

Sumário

Apresentação, 1

Primeira parte – Mídia e torcida de futebol, 7

1.1 O futebol: da platéia fina às torcidas organizadas, 9

Segunda parte – Folha de S. Paulo: representações da torcida, 25

2.1. A torcida como notícia e o discurso sobre as identidades torcedoras, 25

2.2. Corinthians: a identidade do povo, 38

2.3. Torcidas organizadas e representações da violência, 48

2.3.1. Crise do espatáculo do futebol e espetacularização da violência, 48

2.3.2. As vítimas da violência: pelo “retorno” da família, 59

2.3.3. Representação e negação das torcidas organizadas, 69

2.4. Estatuto da Defesa do Torcedor e futebol-empresa, 85

2.5. O Gavião: auto representações das torcidas organizadas, 106

  • Reflexão final: Os significados do futebol, 121

Bônus: A torcida na TV, 135

Bibliografia, 143

Referência

TORO, Camilo Aguilera. O espectador como espetáculo: notícias das Torcidas Organizadas na Folha de S. Paulo (1970-2004). 2004. 150 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.