Biblioteca

Seja um dos 21 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1415-4676

O esporte coletivo no contexto dos projetos esportivos de inclusão social: contribuições a partir do referencial técnico-tático e sócio-educativo

Periódico / Revista

Pensar a Prática

Número

n. 2

Ano

2013

Volume

v. 16

Área de concentração

Educação Física

Cidade

Goiânia

Arquivos

Resumo

No Brasil, em especial nas últimas décadas, observa-se um crescimento significativo das iniciativas voltadas ao esporte educacional, principalmente no contexto dos projetos esportivos de inclusão social. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi apresentar algumas contribuições da pedagogia do esporte para o ensino dos esportes coletivos em projetos esportivos de inclusão social, nas suas dimensões técnico-tática e sócio-educativa. Os resultados apontam que no contexto de projetos dessa natureza, o ensino do esporte deve buscar uma complementaridade entre o referencial técnico-tático e sócio-educativo. 

Resumen

En Brasil, especialmente en las últimas décadas, ha habido un crecimiento significativo de las iniciativas educativas destinadas a deporte, especialmente en el contexto de los proyectos deportivos para la inclusión social. Así, el objetivo de este trabajo es presentar algunas aportaciones de la pedagogía deportiva para la enseñanza de los deportes de equipo en proyectos deportivos para la inclusión social, en sus dimensiones técnicas-tácticas y socioeducativas. Los resultados muestran que, en el marco de estos proyectos, la enseñanza del deporte debe buscar la complementariedad entre referencial técnico-tácticoy socioeducativo. 

Abstract

In Brazil, especially in recent decades, has been a significant growth on the educational initiatives related to sport, especially in the context of sports projects for social inclusion. Thus, the purpose of this study was to present some contributions of sport pedagogy for teaching of team sports in sports projects for social inclusion, in their technical-tactical dimensions and socioeducational. The results show that in the context of such projects, teaching the sport should seek complementarity between referential technical-tactical and socioeducational. 

Referência

RODRIGUES, Heitor de Andrade; DARIDO, Suraya Cristina; PAES, Roberto Rodrigues. O esporte coletivo no contexto dos projetos esportivos de inclusão social: contribuições a partir do referencial técnico-tático e sócio-educativo. Pensar a Prática. Goiânia, v. 16, n. 2, 2013.
Cadastre-se para receber novidades