Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2179-3255

O esporte como auxílio à educação: análise do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES)

Arquivos

Resumo

O objetivo do artigo foi diagnosticar o rendimento acadêmico dos estudantes da Rede Pública Municipal, que participaram do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES). A amostra foi composta por 1.118 alunos (474 meninas e 644 meninos do Ensino Fundamental), de 30 escolas participantes do VIES. Analisamos as informações dos relatórios mensais das Organizações Sociais responsáveis pelos contratados de gestão das Vilas Olímpicas, com os indicadores de rendimento escolar do público-alvo. Comparamos os rendimentos bimestrais entre alunos VIES e não VIES de toda Rede de Ensino Público Municipal. Uma análise preliminar constatou que os alunos acompanhados pelo VIES apresentaram rendimento escolar médio superior ao grupo que não realizava atividades sistemáticas nas Vilas Olímpicas.

Palavras-chave: Rendimento acadêmico; Exercício físico; Escola; Educação

Resumo (outro idioma)

El objetivo del artículo fue diagnosticar el rendimiento académico de los estudiantes del sistema escolar público municipal que participaron en el Proyecto Villas Olímpicas y Escuelas (VIES). La muestra estuvo conformada por 1118 estudiantes de 30 escuelas participantes del VIES. Analizamos los informes mensuales elaborados por la dirección de las Villas Olímpicas y los indicadores de rendimiento de los estudiantes. Comparamos el rendimiento escolar de los estudiantes participantes de VIES con aquellos que no participaron y estaban matriculados en el sistema escolar público municipal. El análisis constató que los estudiantes monitoreados por el VIES tuvieron un rendimiento escolar promedio superior a los demás estudiantes del sistema público municipal.

Palabras-clave: Rendimiento académico; Ejercicio físico; Escuela; Educación

Abstract

This article aims to diagnose the academic performance of students from municipal public schools who participated in the Vilas Olímpicas e Escolas Project (VIES). The sample consisted of 1,118 students from 30 schools participating in the VIES. We analyzed the information in the monthly reports of the social organizations responsible for the management contractors of Vilas Olímpicas and cross-referenced it with the school performance indicators. We compared the bimonthly academic performance between the VIES and non-VIES students from the entire municipal network. The preliminary analysis found that the students monitored by the VIES had a higher average school performance than the group that did not perform systematic activities in the sports center of the city of Rio de Janeiro.

Keywords: Academic performance; Sport; School; Education

Referência

MELO, Leonardo Bernardes Silva de; ROCHA, Hugo Paula Almeida da; RIBEIRO, Leonardo Gonçalves; SOUZA, Marcel Lima Lessa de; LIMA, Michel Leonardo Ferreira de; SOARES, Marcelo Bittencourt LeiteAntonio Jorge Gonçalves. O esporte como auxílio à educação: análise do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES). Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Brasília, v. 44, p. 1-8, 2022.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A