A presente dissertação é parte de um projeto de investigação que envolve o Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq) e o Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo (UFRJ/CNPq). A pesquisa investigou o processo de formação de atletas no esporte e a concomitância com o período da escolarização. O esforço empreendido neste trabalho buscou ampliar o foco de luz sobre a formação esportiva no futebol e a escolarização de jovens atletas. O estudo de caso foi realizado em duas escolas públicas estaduais de Florianópolis/SC, que desenvolvem parceria com os principais clubes de futebol da cidade, Avaí e Figueirense. Procuramos desta maneira, identificar e perceber como os estudantes-atletas vivenciam o espaço escolar e constroem sua relação com o saber proveniente da escola. Mediante as contingências do mercado futebolístico e o tipo de escola que também se faz excludente, os jovens e seus familiares jogam com as cartas que possuem e direcionam suas apostas após racionalizar sobre os caminhos propostos e as chances reais de sucesso.