Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1983-7194

O futebol como disciplina escolar e sua influência no aprendizado da criança e do adolescente

Periódico / Revista

Revista Brasileira de Futebol

Número

n. 2

Ano

2019

Volume

v. 12

Páginas

p. 15 – 25

Arquivos

Resumo

Introdução: O futebol pode ser utilizado como ferramenta didática para melhorar o desempenho escolar, entretanto, a avaliação deste impacto ainda carece ser compreendido.

Objetivo: Analisar as diferenças no desempenho acadêmicos de alunos praticantes e não praticantes de futebol de campo.

Metodologia: Foram avaliados 90 alunos do sexo masculino que cursavam o 9º ano em quatro escolas públicas do estado de Minas Gerais. Dos alunos, 40 participavam das aulas de Futebol de Campo e 50 não participavam de nenhuma atividade no contraturno escolar. O estudo foi composto por duas fases, na primeira os alunos preenchiam um questionário semi-estruturado e com respostas de multipla escolha com informações sobre 1) condição socio-econômica, 2) Nível de interesse pelas aulas (bloco padrão dividido em: Português, Matemática, História, Geografia e Ciências), 3) Nível de interesse pelas aulas de Educação Física, 4) Tempo dedicado aos estudos e, 5) Nível de assiduidade. Na segunda fase do estudo, foram comparadas as notas (médias) dos alunos nas disciplinas do bloco padrão após um semestre de participação nas aulas de futebol. Utilizou-se estatística descritiva e os testes de Kolmogorov-Smirnov e teste t independente.

Abstract

Introduction: Soccer can be used as a didactic tool to improve school performance, however, the evaluation of this impact still needs to be understood.

Objective: Analyze the differences in the academic performanceof practicing and non-practicing soccer students.

Methodology: Ninety male students attending the 9th grade in four public schools in the state of Minas Gerais were evaluated. Of the students, 40 participated in the field soccer classes and 50 did not participate in any activities during the school hours. The study consisted of two phases, in the first the students completed a semi-structured questionnaire with multiple choice answers with information on 1) socioeconomic status, 2) Level of interest in the classes (standard block divided into: Portuguese, Mathematics, History, Geography and Science), 3) Level of interest in Physical Education classes, 4) Time devoted to studies and, 5) Level of attendance. In the second phase of the study, students’ grades (average) in the standard block subjects were compared after a semester of participation in soccer classes. Descriptive statistics and Kolmogorov-Smirnov tests and independent t-test were used.

Referência

CARDOSO, Felippe; COSTA, Israel Teoldo da; RAMOS, Wagner Flávio. O futebol como disciplina escolar e sua influência no aprendizado da criança e do adolescente. Revista Brasileira de Futebol. Viçosa, v. 12, n. 2, p. 15 – 25, 2019.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A