Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

O futebol como vivência de lazer de estudantes do ensino médio em cidades pequenas do interior de Minas Gerais

Ano

2019

Faculdade/Universidade

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Estudos do Lazer

Páginas

88

Arquivos

Resumo

A presente investigação objetiva analisar o futebol como uma vivência de lazer na rotina de estudantes do ensino médio de seis cidades do interior de Minas Gerais com menos de cinco mil habitantes. Intenta-se conhecer as vivências praticadas e fruídas com o futebol e o tempo a ele destinado como lazer, analisar as condições de acesso às vivências do futebol, bem como entender o estabelecimento da relação destes estudantes com o torcer. Como método, foi aplicado um questionário estruturado para alunos de seis escolas estaduais do centro-oeste mineiro, no segundo semestre de 2018. Os dados coletados foram tratados via Statistical Package for Social Sciences (SPSS), cotejados com a bibliografia selecionada e interpretados pautando-se na divisão em quatro categorias de análise: jogar futebol; torcer; assistir futebol na TV; e futebol virtual. Nos resultados obtidos, o futebol se mostrou presente como umas das principais vivências de lazer dos jovens, havendo, entretanto, uma disparidade desfavorável às respondentes do sexo feminino no que condiz à ocupação de espaços de jogo, tanto real quanto virtual. O torcer, por sua vez, aparece em igual proporção para ambos, revelando-se distante das arquibancadas, sendo a TV o principal elo entre time e torcedores. Por fim, espaços públicos, mais especificamente campos, quadras e escolas, aparecem, frequentemente, como cenários mais utilizados para a prática do futebol. Já em relação ao futebol virtual, o uso de equipamentos próprios, no ambiente doméstico, se destaca.

Palavras-chave: Futebol. Lazer. Cidades Pequenas. Estudantes.

Resumo (outro idioma)

Este estudio investigó el fútbol como una vivencia del ocio en la cotidianidad de estudiantes de secundaria de seis ciudades del interior de Minas Gerais con menos de cinco mil habitantes, con el objetivo de conocer cuáles son las vivencias practicadas/tenidas con el fútbol; conocer el tiempo destinado al fútbol como vivencia de ocio; analizar las condiciones de acceso a las vivencias practicadas e tenidas del fútbol; y conocer cómo se establece la relación de estos estudiantes con la afición. La recolección de datos fue realizada con la aplicación de un cuestionario estructurado para alumnos de seis escuelas estatales, en el segundo semestre de 2018. Los datos fueron tratados con el Statistical Package for Social Sciences (SPSS) y posteriormente cotejados con la bibliografía estudiada, por separado en 4 partes: jugar fútbol; la afición; mirar el fútbol en la televisión; y el fútbol virtual. En los resultados obtenidos, el fútbol se mostró presente como una vivencia de ocio de los jóvenes, habiendo una disparidad desfavorable a las chicas en lo que se refiere a la ocupación de los espacios de juego, real o virtual. En el contexto estudiado, la afición se mostró alejada de los estadios y, la televisión, aparece como lo principal vehículo de aproximación entre el equipo y el aficionado.

Palabras clave: Fútbol. Ocio. Ciudades Pequeñas. Estudiantes.

Abstract

The present study aims to analyze football as one of the main leisure experiences in the routine of high school students in six countryside cities of Minas Gerais, with less than five thousand inhabitants. It is tries to know the experiences practiced and enjoyed with football and its dedicated time as leisure, to analyze the access conditions to football experiences, as well as to understand the establishment of the relationship of these students while football supporters. As a method, a structured questionnaire was applied to students from six state schools in the center-west of Minas Gerais, in the second half of 2018. The collected data were treated using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS), compared to the selected bibliography and interpreted according to the division into 4 football related categories of analysis: playing; supporting; watching on TV; and playing virtual games. In the obtained results, football was present as one of the main leisure experiences of the youngsters, but there was an unfavorable disparity between female respondents in terms of the occupation of real and virtual spaces. Football supporters, in turn, appears in equal proportion for both, male and female, revealing itself far from the stadiums, being TV, the main link between the team and its supporters. At last, public spaces, more specifically fields, courts and schools, often appear as the main scenarios for football practice. As per playing virtual football games, the use of personal equipment, in the domestic environment, stands out.

Keywords: Football. Leisure. Small Cities. Students.

Sumário

CAPÍTULO I – AQUECIMENTO, 11
1.1 Introdução, 11
1.2 O campo contextualizado, 14
1.3 Os equipamentos de lazer nas cidades em estudo, 24
1.4 Percurso metodológico, 26

CAPÍTULO II – A ESCALAÇÃO, 31
2.1 Os jovens, 31
2.2 Os estudantes e suas ocupações, 33

CAPÍTULO III – BOLA EM JOGO, 40
3.1 Aspectos gerais do futebol, 40
3.2 Jogar futebol: a bola no pé é o que interessa, 42
3.3 O torcer dos estudantes no campo estudado, 52
3.4 O futebol na TV: para além do torcer, 59
3.5 O futebol virtual: uma vivência real em uma projeção, 62

CAPÍTULO IV – ACRÉSCIMOS, 71
4.1 Conclusão, 71

REFERENCIAS, 75
APÊNDICES, 80
APÊNDICE A – QUESTIONÁRIO DE PESQUISA, 80
APÊNDICE B – TERMO DE ASSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO, 84
APÊNDICE C – TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO, 86
APÊNDICE D – DECLARAÇÃO DE ANUÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO NA PESQUISA, 88

Referência

SILVA, Mateus Alexandre. O futebol como vivência de lazer de estudantes do ensino médio em cidades pequenas do interior de Minas Gerais. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Estudos do Lazer) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A