Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

O Futebol Midiático

uma reflexão crítica sobre o jornalismo esportivo nos meios eletrônicos
Ano

2008

Faculdade/Universidade

Faculdade de Comunicação Social, Cásper Líbero

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Comunicação

Páginas

151

Arquivos

Resumo

O jornalismo esportivo é uma das especialidades jornalísticas mais importantes e procuradas desta atividade. Podemos constatar isso através dos próprios meios de comunicação, já que o esporte tem ocupado, mundialmente, uma posição de destaque com enormes espaços destinados a este segmento principalmente com o futebol. Este estudo se insere no debate da produção midiática contemporânea e as relações entre jornalismo e entretenimento. Mais especificamente, faz uma análise crítica ao jornalismo esportivo contemporâneo praticado nos meios eletrônicos. Investiga a condição do profissional que atua nesta área e como ele se comporta no meio da indústria do esporte. Para isso, procuramos mostrar a evolução do futebol no Brasil, como este faz parte da cultura do povo deste país e a importância da mídia neste papel. Traçamos também a evolução do jornalismo esportivo desde a chegada do futebol no Brasil, passando pelo rádio, chegando à televisão e demonstrando o quanto a mídia é responsável pela transformação do futebol como mercadoria de consumo. O estudo considera o jornalismo esportivo um produto da Indústria cultural e da sociedade do espetáculo, essa idéia é reforçada pela constante fusão da notícia com a publicidade e merchandising. Jornalistas transformam-se em artistas para fins de audiência e consumo, utilizando artifícios e rituais característicos da produção de espetáculos. Quanto ao referencial teórico, o trabalho se apóia na crítica de Theodor Adorno e Max Horkheimer a indústria cultural, e nos pressupostos de Guy Debord sobre a sociedade do espetáculo.

Palavras-chave: indústria cultural; jornalismo; jornalismo esportivo; sociedade do espetáculo.

Abstract

The sporting journalism is one of the most important and demanded journalistic specialties in this activity. We are able to establish through its own means of communication, given that the sport has occupied, worldwide, a remarkable position with enormous seats destined mainly to this segment with soccer. This study is introduced in the debate of the contemporary media production and the relations between journalism and entertainment. More specifically, there is a critical analysis to the contemporary sporting journalism practiced in the electronic means. It inquires the professional condition that acts in this field and as its behavior in the environment of the sport industry. For that, we looked forward to showing the soccer evolution in Brazil, as this is part of the people’s culture in this country and the importance of the media in this matter. We also illustrate the sporting journalism evolution since soccer arrived in Brazil, going through the radio, landing to the television and showing how the media is responsible for the soccer transformation as consumption merchandise. The study considers the sporting journalism as a product of the cultural Industry and the the society of the spectacle, this idea is reinforced by the constant fusion of the news with publicity and merchandising. Journalists transform themselves in artists aiming the audience and consumption, utilizing devices and characteristic rituals of the spectacle productions. In regards of the theoretic referential, the business is supported by the critics of Theodor Adorno and Max Horkheimer evoking the concept of cultural industry, and acknowledged by Guy Debord about the society of the spectacle.

Keywords: cultural industry, journalism; sporting journalism; society of the spectacle.

Sumário

INTRODUÇÃO, 11

CAPÍTULO I – FUTEBOL: PRODUTO MIDIÁTICO
1.1 O Futebol está no DNA: As Origens desta Paixão Brasileira, 16
1.2 O Futebol como Fenômeno Social e Cultural, 22
1.3 A Fase de Transição e a Imprensa, 30
1.4 Jornais e Revistas: As Primeiras Notícias sobre Futebol, 34
1.5 Os Primórdios do Rádio Esportivo, 38
1.5.1 Os Speakers e o estilo Ari Barroso, 44

CAPÍTULO II – UM ESPETÁCULO CHAMADO JORNALISMO ESPORTIVO
2.1 Indústria Cultural, 51
2.2 As Primeiras estrelas do Rádio Esportivo, 56
2.3 A Sociedade do Espetáculo, 64
2.4 O Esporte como Espetáculo e Cultura de Massa, 68

CAPÍTULO III – JORNALISMO ESPORTIVO CONTEMPORÂNEO
3.1 TV: A Revolução da Poltrona, 75
3.2 Notícia como produto e Espetáculo, 80
3.3 A Linguagem do Esporte – A Narração jornalística e Esportiva, 84
3.4 O Jornalismo Esportivo como Atividade Específica, 88
3.5 Jornalistas ou Artistas?, 92
3.6 Jornalistas que se Transformam em Garoto-Propaganda, 96
3.7 Os “Piratas” da TV, 102
3.8 Programas Esportivos: Um Mix de Jornalismo e Entretenimento, 107

CONSIDERAÇÕES FINAIS, 109

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA, 114

Referência

BEZERRA, Patrícia Rangel Moreira. O Futebol Midiático: uma reflexão crítica sobre o jornalismo esportivo nos meios eletrônicos. 2008. 151 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Comunicação Social, Cásper Líbero, São Paulo, 2008.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A