Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Congresso

O futebol profissional e a cidade de Goiânia: Análise das articulações entre o desenvolvimento urbano e as torcidas organizadas

Ano

2007

Tema

Congresso

Nome do congresso

XV CONBRACE & III CONICE

Cidade

Recife

Páginas

p. 1- 8

Arquivos

Resumo

Este trabalho visa desenvolver uma análise das relações entre o desenvolvimento urbano de Goiânia-GO e o padrão de sociabilidade das torcidas organizadas Esquadrão Vilanovense (do Vila Nova Futebol Clube) e Força Jovem (do Goiás Esporte Clube). A pesquisa será desenvolvida por meio de um estudo etnográfico, no qual se utilizará a técnica da observação participante, entrevistas semi-estruturadas e aplicação de formulários. Resultados preliminares nos indicam que os ritos, símbolos, padrões estéticos e sistemas de valores das torcidas observadas guardam significativas relações com as rivalidades intrabairros e interbairros geradas pelas condições do desenvolvimento das regiões Norte e Sul de Goiânia.

Referência

NASCIMENTO, Marcus Jary; TOMAZETT, Luciano de Castro; COSTA, Fabrício Ramalho da; CALIXTO, Janaina Pimenta; ABINTES, Adonai Gama Lyra; GONçALVES, Edicleyde. O futebol profissional e a cidade de Goiânia: Análise das articulações entre o desenvolvimento urbano e as torcidas organizadas. 2007, Recife. XV CONBRACE & III CONICE. Congresso 2007.