Este trabalho objetivou investigar e avaliar se a oficina de futsal oferecida em um projeto social, da região do Barreiro, especificamente no bairro Novo das Indústrias, tem conseguido, através de suas práticas pedagógicas, organizar-se como um espaço, que favoreça o processo educativo e de lazer para crianças e adolescentes. A pesquisa pode ser conceituada como de campo, qualitativa e descritiva. As ferramentas empregadas para as ações de campo foram: questionários específicos para os educadores e os gestores, e entrevista semiestruturada para os educandos. Três educadores e dois gestores responderam aos questionários, bem como 8 educandos, compreendendo as idades atendidas pela oficina, de 9 a 18 anos. A região onde o projeto social está inserido é carente de equipamentos de lazer já instituídos. Sendo assim, a pesquisa baseou-se nessa constatação para avaliar se a oficina se constitui em um espaço que supre ou ameniza de alguma forma essa carência. A demanda por vagas na oficina é grande, o que não se constitui uma surpresa, pois o futebol tem um valor significativo na construção da identidade social brasileira, como DaMatta (1982) explora apropriadamente. O futebol é, ainda, um campo das masculinidades, o que proporcionou uma discussão de gênero neste trabalho, tendo como ancoragem teórica o estudo de Goellner (2000). Outra abordagem neste trabalho, diz respeito ao significativo número de crianças, de adolescentes e de jovens que a atividade futebolística atrai, por ter um histórico de promover e de resgatar crianças e jovens em situação de risco social, que se encontram numa corrida incessante na expectativa ou no sonho de tornar-se um ídolo. Para as reflexões e análises foi utilizada a abordagem teórica de Damo (2007). Para a abordagem sobre o lazer, uma das temáticas desta pesquisa, foi utilizada a concepção trabalhada por Gomes (2008). Adaptado do futebol de campo para as quadras, o futsal, ou futebol de salão, é uma modalidade esportiva que tem crescido muito como uma das principais atividades da Educação Física escolar, nos projetos sociais, e o número de escolinhas de futsal tem aumentado bastante. Para descrever e analisar a abordagem educacional, foram utilizadas as teorias de Freire (1996) e Incontri (2004). O projeto social é promovido por uma instituição espírita que não tem como premissa a catequização doutrinária e que tem por objetivo em seus propósitos a intenção de contribuir para a formação de homens de bem. Foi possível constatar que a oficina de futsal tem um valor bem abrangente para os educandos, não só na aprendizagem do esporte, mas também nos diferentes procedimentos de participação que o futebol/futsal, como prática social, vivenciada por eles, abrangendo a convivência, a socialização, o brincar e vários outros aspectos contemplados nesta pesquisa.
Palavras-chave: Projeto Social. Futsal. Lazer. Educação.