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Dissertação

O futsal como processo educativo e de lazer em um projeto social na região do Barreiro, em Belo Horizonte

Ano

2016

Faculdade/Universidade

Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Estudos do Lazer

Páginas

113

Arquivos

Resumo

Este trabalho objetivou investigar e avaliar se a oficina de futsal oferecida em um projeto social, da região do Barreiro, especificamente no bairro Novo das Indústrias, tem conseguido, através de suas práticas pedagógicas, organizar-se como um espaço, que favoreça o processo educativo e de lazer para crianças e adolescentes. A pesquisa pode ser conceituada como de campo, qualitativa e descritiva. As ferramentas empregadas para as ações de campo foram: questionários específicos para os educadores e os gestores, e entrevista semiestruturada para os educandos. Três educadores e dois gestores responderam aos questionários, bem como 8 educandos, compreendendo as idades atendidas pela oficina, de 9 a 18 anos. A região onde o projeto social está inserido é carente de equipamentos de lazer já instituídos. Sendo assim, a pesquisa baseou-se nessa constatação para avaliar se a oficina se constitui em um espaço que supre ou ameniza de alguma forma essa carência. A demanda por vagas na oficina é grande, o que não se constitui uma surpresa, pois o futebol tem um valor significativo na construção da identidade social brasileira, como DaMatta (1982) explora apropriadamente. O futebol é, ainda, um campo das masculinidades, o que proporcionou uma discussão de gênero neste trabalho, tendo como ancoragem teórica o estudo de Goellner (2000). Outra abordagem neste trabalho, diz respeito ao significativo número de crianças, de adolescentes e de jovens que a atividade futebolística atrai, por ter um histórico de promover e de resgatar crianças e jovens em situação de risco social, que se encontram numa corrida incessante na expectativa ou no sonho de tornar-se um ídolo. Para as reflexões e análises foi utilizada a abordagem teórica de Damo (2007). Para a abordagem sobre o lazer, uma das temáticas desta pesquisa, foi utilizada a concepção trabalhada por Gomes (2008). Adaptado do futebol de campo para as quadras, o futsal, ou futebol de salão, é uma modalidade esportiva que tem crescido muito como uma das principais atividades da Educação Física escolar, nos projetos sociais, e o número de escolinhas de futsal tem aumentado bastante. Para descrever e analisar a abordagem educacional, foram utilizadas as teorias de Freire (1996) e Incontri (2004). O projeto social é promovido por uma instituição espírita que não tem como premissa a catequização doutrinária e que tem por objetivo em seus propósitos a intenção de contribuir para a formação de homens de bem. Foi possível constatar que a oficina de futsal tem um valor bem abrangente para os educandos, não só na aprendizagem do esporte, mas também nos diferentes procedimentos de participação que o futebol/futsal, como prática social, vivenciada por eles, abrangendo a convivência, a socialização, o brincar e vários outros aspectos contemplados nesta pesquisa.

Palavras-chave: Projeto Social. Futsal. Lazer. Educação.

Abstract

The main objective of this study was to investigate and assess whether or not the futsal workshop offered by a social action project in the Barreiro area, specifically in the Novo das Indústrias neighborhood (Belo Horizonte-MG) has been able to, through its pedagogical practices, organize itself as an environment conducive to the process of education and leisure for children and adolescents. This study can be conceptualized as a field study, being it both qualitative and descriptive. The tools involved in the field actions were: specific questionnaires for educators and the managers and a semi-structured interview for the educators. Three educators and two managers responded to the questionnaires, as well as 8 students whose ages were according to that set by the workshop (9 to 18 years old). The region where the social action project takes place lacks in leisure facilities already in place. Therefore, the study took this into account in order to assess whether or not the workshop meets the needs of this region. The demand for vacancies in the workshop is huge, which is no surprise. Soccer has a great value in the construction of the social identity of Brazilians, as DaMatta (1982) explores very appropriately. Soccer is still majorly played by males, which has allowed for gender-based discussions in this study, using Goellner‟s (2000) work as theoretical background. Another approach to this work concerns the significant number of children, adolescents and young adults who are drawn to soccer-related activities, since the sport has been known to promote and rescue children and young adults, who are found to be in a race for or dreams of becoming a soccer idol, from risky, social condition. In order for the reflections and analyses to take place, the theoretical approach proposed by Damo (2007) was used. As for the approach to leisure, one of the themes of this study, the conceptualization proposed by Gomes (2008) was used. Adapted from field to court soccer, futsal or indoor soccer is a sport that has grown to be one of the main activities in school physical education classes and social action projects, not to mention that the number of schools specialized in teaching futsal has increased. In order to describe/analyze the educational approach, the theories proposed by Freire (1996) and Inconrtri (2004) were used. The social action project is promoted by a spiritualist community that has no interest in preaching its doctrines, having as its main objectives to contribute to the formation of good individuals. It was possible to conclude that the futsal workshop has a very significant value for the students, not only as a means of learning how to play a sport, but also as a social practice and as a means of socialization.

Keywords: Social action project. Futsal. Leisure. Education.

Sumário

1 INTRODUÇÃO, 12
1.1 Justificativa e relevância da pesquisa, 16
1.2 Lócus da pesquisa, 20
1.3 Referencial teórico, 22
1.4 Procedimentos metodológicos, 24

2 A OFICINA DE FUTSAL E AS POSSIBILIDADES DE AÇÕES PEDAGÓGICAS, 27
2.1, Festival de Integração: “- São muitos times professora?”, 31
2.1.1 A preparação para o campeonato: “ Aí professor vamos jogar pra ganhar n ?”, 30
2.1.2 Chegou o dia! Emoções diferentes, novas descobertas e muito aprendizado “A quadra aqui grande professora!”, 33
2.2 A idealização do ídolo, 35
2.3 Futsal, em meio a questões de gênero e de dom, 40

3 O PROJETO SOCIAL COMO OPORTUNIDADE DE LAZER, 44
3.1 Perspectivas de intervenções públicas, 50
3.2 Intervenções não governamentais na comunidade, 53
3.3 A oficina de futsal como espaço de lazer, 57

4 A OFICINA DE FUTSAL COMO UM DOS MEIOS DE SOCIALIZAÇÃO DA E NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA, 62
4.1 As brincadeiras como oportunidades de lazer e de socialização quando os educandos chegam à Instituição, 68
4.2 Algumas práticas de socialização na oficina, 73

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS, 77

REFERÊNCIAS, 81
APÊNDICE A – Carta de apresentação para a Associação Helil de Amparo à Criança, 86
APÊNDICE B – Termo de consentimento livre e esclarecido para os educadores, 87
APÊNDICE C – Questionário de pesquisa – Educadores, 89
APÊNDICE D – Termo de consentimento livre e esclarecido para os gestores, 90
APÊNDICE E – Questionário de pesquisa – Gestores, 92
APÊNDICE F – Termo de consentimento livre e esclarecido para os pais, 93
APÊNDICE G – Termo de assentimento (Menores de 18 anos), 95
APÊNDICE H – Roteiro de entrevista semiestruturada, 97
APÊNDICE I – Ficha de inscrição e acompanhamento – Associação Helil de Amparo à Criança, 98
Anexos, 99

Referência

FERNANDES, Cristina Aparecida Olímpio. O futsal como processo educativo e de lazer em um projeto social na região do Barreiro, em Belo Horizonte. 2016. 113 f. Dissertação (Mestrado em Estudos do Lazer) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
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