Biblioteca

Seja um dos 26 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Tese

O gol por um clique

uma incrusão ao universo da cultura do torcedor de futebol no ciberespaço
Ano

2006

Faculdade/Universidade

Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Tema

Tese

Área de concentração

Doutorado em Comunicação

Páginas

266

Arquivos

Resumo

As comunidades virtuais constituem verdadeiros agrupamentos de indivíduos usuários de redes de computadores que determinam fontes de valores responsáveis por moldar comportamentos e organizações sociais na Internet. O objetivo deste trabalho é investigar as modificações que essas comunidades inserem na cultura que envolve o futebol enquanto forma de entretenimento e consumo. A importância desse esporte como elemento de afirmação da identidade nacional vai, paulatinamente, perdendo espaço para os clubes de futebol supranacionais. Isso se deve, em grande parte, às transformações provocadas pelo surgimento e pela expansão das tecnologias comunicacionais, sendo a Internet e a TV Digital seus melhores exemplos. Surge assim, no seio dessa cibercultura, a torcida virtual, verdadeira forma de inteligência coletiva em torno do futebol, que ultrapassa as relações locais em função de uma dinâmica de comunicação planetária. Assim, nossa intenção, nesta pesquisa, foi identificar e analisar as características das comunidades virtuais de torcedores de futebol que se constituem em torno das quatro principais agremiações esportivas do Estado de São Paulo – Santos Futebol Clube, São Paulo Futebol Clube, Sociedade Esportiva Palmeiras e Sport Club Corinthians Paulista -, procurando com isso observar os diferentes objetivos que motivam esta “reunião virtual” no ciberespaço. Durante quinze meses, doze sites relacionados com o tema foram monitorados, e cinqüenta e sete pessoas, entre jornalistas, acadêmicos e membros de torcidas organizadas, foram entrevistadas para a realização desta pesquisa. Pudemos verificar que a rede mundial de computadores funciona, no que diz respeito à cultura do futebol paulista, como um “espelho” da vida social, tanto em seus aspectos mais positivos, quanto negativos.

Abstract

The virtual communities make up real groups of people using the computer network who determine sources of values which, in turn, frame behaviors as well as social organizations in the Internet. The aim of this work is to go into the changes that such communities insert in the culture involving soccer as being a means of entertainment and consumption. The importance of this sport as an element that upholds the national identity is gradually losing ground to the supranational soccer associations. In a great extent all this is due to transformation caused by the coming and spread of information technology, of which the Internet, the mobile phone and the digital tv are best examples. Thus, different forms of virtual fan groups have arisen in Brazil amongst the so-called cyberculture. Some of those groups are true examples of collective intelligence; others are manifestations of power and authority and a less active third group is guided to consume products entirely related to the most popular sport throughout the world. Thus, our intention in this survey was to identify and analyse the characteristics of virtual communities of football supporters that make up the four main sporting associations of São Paulo State – Santos Futebol Clube, São Paulo Futebol Clube, Sociedade Esportiva Palmeiras and Sport Club Corinthians Paulista –, aiming, this way, at observing the various purposes that motivate this “virtual gathering” in the cyberspace. Over fifteen months, twelve sites related to the theme were monitored, and fifty-seven people, including journalists, scholars, and members of organaized supporting associatins, were interviewed for the survey’s achievement. We intend, therefore, to show that the worldwide computer net works out, regarding São Paulo’s football culture as a “mirror” of social life, both in its most positive aspects and in its most negative ones.

Sumário

Pontapé inicial, 1
Objetivos, 3
Mídias tradicionais e o real vivido, 5
A emergência do ciberespaço e sua arquitetura, 7
O futebol, as comunidades e os meios de comunicação, 12
A cultura digital e as “torcidas virtuais”, 15
Um pouco de metodologia, 21

Primeiro tempo: os clubes transnacionais, os empresários da Rede e o torcedor consumidor, 24
1.1. “Sempre Santos” – o Santos Futebol Clube na Internet, 44
1.2. “Máquina Tricolor” – o portal do São Paulo Futebol Clube na Web, 50
1.3. “O Campeão do Século” – a Sociedade Esportiva Palmeiras na rede, 57
1.4. Sport Club Corinthians Paulista – o portal oficial do alvinegro, 61
1.5. Alguns cliques do consumo na cibercultura do futebol brasileiro, 69

Intervalo: as torcidas organizadas, os “não-lugares” e os Hackers da cultura do futebol brasileiro, 86
2.1. “Dignidade, união e glórias” – o site da Mancha Alviverde, 119
2.2. Gaviões da Fiel na rede: “humildade, lealdade e procedimento”, 128
2.3. “O respeito que impomos define o que somos” – a Torcida Tricolor Independente, 132
2.4. “Torcida Jovem tem a sua vez” – a principal agremiação santista na Web, 141
2.5. Dos estádios para a avenida: entre o carnaval e a violência, 147

Segundo tempo: os sites não oficiais, a “falação esportiva” E a inteligência coletiva, 158
3.1. “Os CORINTHIANOS na Internet” – o portal [email protected], 190
3.2. Palmeiras Online – “com o Palmeiras em todos os momentos”, 199
3.3. A primeira ONG do futebol brasileiro – a Fundação Santos Vivo, 210
3.4. “O termômetro da torcida Tricolor!” – a SPNet na Web, 220
3.5. A “falação esportiva” e a inteligência coletiva na cultura do futebol digital, 232

Apito final, 241

Súmula da partida, 252

Anexos, 267

Referência

ROCCO JúNIOR, Ary José. O gol por um clique: uma incrusão ao universo da cultura do torcedor de futebol no ciberespaço. 2006. 266 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Cadastre-se para receber novidades