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Dissertação

O jogo dos possíveis

Acaso, narrativa e identidade no futebol
Ano

2013

Faculdade/Universidade

Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Comunicação e Cultura

Páginas

90

Arquivos

Resumo

Essa pesquisa se debruça sobre os significados do jogo e, em especial, do futebol no mundo cotidiano. Partindo de autores como Johan Huizinga e Eugen Fink, para quem o jogo se apresenta respectivamente como elemento fundador da cultura e símbolo mesmo do mundo, e passando pelas reflexões de Deleuze acerca do jogo em autores como Nietzsche e Jorge Luis Borges, a pesquisa busca em Roger Callois uma historização dos diversos jogos humanos e dos instintos lúdicos a que correspondem para, em seguida e recorrendo sobretudo a José Miguel Wisnik, procurar definir o lugar próprio do futebol no registro contemporâneo. Intrinsecamente aberto ao acaso e na encruzilhada de múltiplos registros narrativos, o futebol aparece como um teatro de alternância e reversibilidade em que, encarando de frente a experiência do possível, torcedores e espectadores encontram um espaço privilegiado para a elaboração de sua identidade e experiência do mundo. A pequisa busca ainda, através do diálogo com autores como Georges Didi-­Hubermane Jacques Rancière, traçar paralelos e ressonâncias entre o universo do esporte e o das artes, aproximando o torcedor do leitor ou espectador de cinema e propondo que, no fim, trata-­se sempre de viver o mundo através de narrativas que promovem um alargamento do próprio possível.

Palavras-chave: Jogo; Futebol; Acaso; Narrativa; Estética

Abstract

This research investigates the meanings of game and especially of soccer in the everyday world. Starting with authors such as Johan Huizinga and Eugen Fink, for whom game is respectively a founder element of culture and a symbol of the world itself, and passing through Deleuze’s reflections over the concept of game in authors such as Nietzsche and Jorge Luis Borges,the research finds in Roger Callois a historical perspective of the human games and its correspondent ludic instincts. In the following, it relies on José Miguel Wisnik’s writings to try and define the place of soccer in contemporary culture. Intrinsically open to chance and placed at the intersection of multiple narrative styles, soccer appears as a theatre of changing and reversibility in which, facing the experience of possible, fans and watchers find a privileged space to elaborate their identity and experience of the world. The research also tries, through a dialogue with authors such as Georges Didi-­‐Huberman and Jacques Rancière, to trace parallels and resonances between the universes of sports and arts, approaching the fan to the reader or movie spectator and proposing that, in the end,it’s always about experiencing the world through narratives that promote anenlargement of possible itself.

Keyword: Comunication, Game; Soccer; Chance; Narrative; Aesthetics

Sumário

Introdução, 2

1. O JOGO E O MUNDO
1.1. Jogo e cultura, 11
1.2. O jogo do mundo, 17
1.3. Conexões deleuzianas, 22
1.4. Futebol, formas de jogar e transformação, 28

2. FUTEBOL E ACASO
2.1. Definição e tipos de jogo, 41
2.2. Especificidades do futebol, 45
2.3. Competência e sorte, 53
2.4. Futebol e vida, 57

3. O FUTEBOL E O MUNDO
3.1 Identificação e apreciação, 64
3.2 Torcer por um time, 66
3.3 Espectador e experiência estética, 75

Conclusão, 86

Referências bibliográficas, 89

Referência

GARCIA, Pedro Lerner. O jogo dos possíveis: Acaso, narrativa e identidade no futebol. 2013. 90 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
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