Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

O Jogo na Arquibancada

Título original / alternativo

O Setor Alvinegro e as performances do torcer no contexto do futebol espetacularizado

Ano

2015

Faculdade/Universidade

Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal do Ceará

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Sociologia

Título em inglês

O Setor Alvinegro e as performances do torcer no contexto do futebol espetacularizado

Páginas

123

Arquivos

Resumo

Este trabalho investiga como se estabelecem as nomeações entre torcidas e torcedores e que implicações podem ser percebidas nas performances deles no contexto do futebol espetacularizado. Aqui, é entendido que há um jogo ocorrendo nas arquibancadas de futebol, no qual as performances de torcedores e torcidas são comunicadas ao público presente, mas também transmitidas a um número indefinido de pessoas que assistem, por exemplo, pela televisão. Esse jogo é um fenômeno cultural (se mantém mesmo após finalizado) e atua paralelo ao que é disputado em campo (a partida de futebol em si), contendo elementos agonísticos semelhantes. As disputas circulam geralmente em torno das diversas maneiras de estar no jogo. Essas diferenças se expressam nas formas como torcem, cantam, vibram, o que usam no estádio, os lugares que escolhem para assistir às partidas de futebol, dentre outros modos. Essa pesquisa tem caráter antropológico, utilizando-se principalmente de observação participante e entrevistas em profundidade com membros de uma torcida do Ceará Sporting Club chamada Setor Alvinegro. Essa torcida se nomeia como “torcida de alento”, uma barra brava ressignificada a partir da condução de um outro habitus torcedor, em oposição a um modelo entendido por eles como “tradicional”. A abordagem do jogo ocorre nas interações face a face, geralmente nos estádios, com base numa perspectiva fenomenológica, a partir de Schutz, e com o interacionismo, a partir das influências de Simmel e Goffman. Nesse jogo, as várias torcidas (aqui entendidas como equipes) estabelecem condutas (“ideologias”) a serem performadas durante as interações, o que cria condições de disputas por reconhecimento, espaços e poder. No ínterim dessas disputas e tentativas de nomeações, há uma moral torcedora latente, como fio condutor que permite também o acontecimento de uma competição em torno da universalização de um modo de participar do jogo, como se houvesse uma “verdadeira” maneira de demonstrar sua paixão clubística.

Abstract

This work investigates how to set appointments among supporters and fans and what implications can be seen in their performances in the context of spectacularized soccer. Here, it is understood that there is a game going on in the soccer bleachers, where the performances of fans and supporters are communicated to the audience, but also transmitted to an indefinite number of people watching, for example, on television. This game is a cultural phenomenon (is maintained even after processing) and acts parallel to what is played on the field (the soccer match itself), containing similar agonistic elements. Disputes usually circulate around the various ways of being in the game. These differences are expressed in the ways cheer, sing, vibrate, which use the stadium, the places they choose to attend soccer matches, among other ways. This research is anthropological, mainly using up of participant observation and interviews with members of a crowd of “Ceara Sporting Club” called “Setor Alvinegro”. This crowd is named as “torcida de alento” a new meaning from the conduction another habitus to fans, as opposed to a model understood by them as traditional supporters. The approach of the game occurs in face to face interactions, usually in stages, based on a phenomenological perspective, from Schutz, and interactionism, from the influences of Simmel and Goffman. In this game, the various supporters (here understood as teams) lay pipelines (ideologies) to be performing during interactions, which creates conditions for disputes by recognition, space and power. In the meantime these disputes and attempts to appointments, there is a latent moral supporter, as thread that also allows the event of a competition around the universalization of a way of playing the game, as if there were a “real” way to demonstrate your passion for a soccer team.

Sumário

1 INTRODUÇÃO METODOLÓGICA E AFETIVA, 14
1.1 Construindo uma hipótese, 14
1.2 Algumas considerações sobre jogo, performance e futebol espetacularizado, 20
1.3 Atores coautores,26

2 O TORCEDOR, O SETOR, E O TORCEDOR NO SETOR, 32
2.1 O Torcedor, 33
2.1.1 Futebóis e Torcedores, 38
2.1.2 Torcidas organizadas, 46
2.1.3 Equipes, 48
2.2 O SETOR, 50
2.3 O Torcedor no Setor, 55

3 ESTÁDIO: A SEGUNDA CASA, 59
3.1 Um lugar de sentimentos, 61
3.2 Um lugar de comunicação, 64
3.3 Um lugar de divisões, 66
3.3.1 Do Castelão ao PV, 70
3.4 Um lugar de festa, 73

4 MÚSICAS: AMOR E TERROR, 79
4.1 Cantar para quê?, 80
4.2 Cantar para quem?, 82
4.3 Cantar com quem?, 85

5 JOGAR COM O OUTRO, CONTRA O OUTRO E PARA O OUTRO, 88
5.1 Família Setor,89
5.1.1 “Queimou o filme”, 91
5.1.2 As mulheres da Família, 93
5.2 Aliança, amizade, respeito, política ou nenhuma das anteriores, 95

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS: OUTRO JOGADOR, 100

REFERÊNCIA, 106
ANEXOS,111
APÊNDICE,121

Referência

MORAIS, Diego Batista de. O Jogo na Arquibancada. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A