Por meio da pesquisa de Iniciação Científica,ficou constatada a limitação do uso de recursos auxiliares na aprendizagem de futebol. A pesquisa indicou,que os materiais didáticos utilizados habitualmente são a bola, cones, barras,cordas,colchões entre outros. Notoriamente os educadores deixam a margem do processo outros interessantes,como fotografias,desenhos,trabalhos impressos,livros, vídeos, músicas entre outros. A partir desta verificação, o autor do projeto em destaque, elaborou um protótipo de livro didático voltado para o ensino de futebol. O protótipo, tornou-se passaporte para um segundo projeto de pesquisa, desta vez vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Esta pesquisa esta pautada em três segmentos. O primeiro, consiste em compreender com mais profundidade o que representa o livro didático no contexto histórico-nacional. Neste caso,é apresentado como surgiu o “problema livro didático”,as primeiras impressões até os tempos atuais,revelando particularidade sobre o percurso deste importante recurso. O segundo segmento, trata de validar este recurso de ensino como elemento necessário. Neste caso o estudo sublinha como ele é utilizado, isto é, os serviços que presta aos usuários. Aponta no caso, suas virtudes e deficiências no processo de ensino. O terceiro segmento do estudo, aproxima o compêndio do contexto da Educação Física. Aqui estão estabelecidas considerações a respeito do futebol sob vários enfoques (técnico, histórico, antropológico, social e político). Estas considerações introduzem três teorias, que ilustram as possibilidades sobre o uso didático no ensino de futebol. A primeira teoria, refere-se a eficiência da retórica durante as aulas. A segunda, aponta o livro didático como recurso complementar das aulas práticas, usando-o como exercício teórico. A terceira, refere-se ao compêndio, como material que permite a revisão dos assuntos abordados nas aulas. O terceiro segmento da pesquisa é finalizado com a avaliação do protótipo. Nesta análise são apresentadas as virtudes e deficiências do livro elaborado. A pesquisa em linhas gerais, estabelece um roteiro básico para novos autores de livros didáticos voltados para o ensino do futebol. Por ser pioneira, na área de Educação Física, possibilita o aprofundamento das teorias apresentadas, cabendo aos futuros pesquisadores destacar os pontos de seu interesse. Basicamente este trabalho tem como objetivo o incentivo da produção literária voltada para o futebol, não apenas o livro didático, mas de todos os gêneros literários conhecidos.