Biblioteca

Seja um dos 9 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

O livro como recurso didatico no ensino do futebol

Ano

1999

Faculdade/Universidade

Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Educação Física

Páginas

121

Arquivos

Resumo

Por meio da pesquisa de Iniciação Científica,ficou constatada a limitação do uso de recursos auxiliares na aprendizagem de futebol. A pesquisa indicou,que os materiais didáticos utilizados habitualmente são a bola, cones, barras,cordas,colchões entre outros. Notoriamente os educadores deixam a margem do processo outros interessantes,como fotografias,desenhos,trabalhos impressos,livros, vídeos, músicas entre outros. A partir desta verificação, o autor do projeto em destaque, elaborou um protótipo de livro didático voltado para o ensino de futebol. O protótipo, tornou-se passaporte para um segundo projeto de pesquisa, desta vez vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Esta pesquisa esta pautada em três segmentos. O primeiro, consiste em compreender com mais profundidade o que representa o livro didático no contexto histórico-nacional. Neste caso,é apresentado como surgiu o “problema livro didático”,as primeiras impressões até os tempos atuais,revelando particularidade sobre o percurso deste importante recurso. O segundo segmento, trata de validar este recurso de ensino como elemento necessário. Neste caso o estudo sublinha como ele é utilizado, isto é, os serviços que presta aos usuários. Aponta no caso, suas virtudes e deficiências no processo de ensino. O terceiro segmento do estudo, aproxima o compêndio do contexto da Educação Física. Aqui estão estabelecidas considerações a respeito do futebol sob vários enfoques (técnico, histórico, antropológico, social e político). Estas considerações introduzem três teorias, que ilustram as possibilidades sobre o uso didático no ensino de futebol. A primeira teoria, refere-se a eficiência da retórica durante as aulas. A segunda, aponta o livro didático como recurso complementar das aulas práticas, usando-o como exercício teórico. A terceira, refere-se ao compêndio, como material que permite a revisão dos assuntos abordados nas aulas. O terceiro segmento da pesquisa é finalizado com a avaliação do protótipo. Nesta análise são apresentadas as virtudes e deficiências do livro elaborado. A pesquisa em linhas gerais, estabelece um roteiro básico para novos autores de livros didáticos voltados para o ensino do futebol. Por ser pioneira, na área de Educação Física, possibilita o aprofundamento das teorias apresentadas, cabendo aos futuros pesquisadores destacar os pontos de seu interesse. Basicamente este trabalho tem como objetivo o incentivo da produção literária voltada para o futebol, não apenas o livro didático, mas de todos os gêneros literários conhecidos.

Abstract

Across one Scientific Initiation Investigation,have beenchecked that the use of auxiliary resources in soccer apprenticeship is limited.The study has indicated the didactics materiais that normally have been utilized are: the ball, cones,rods,ropes,mattress and so one. Evident,in this way, many teachers leave off use many others resources very interesting like: photos,drawings,books,videos, music,etc. Since this verification, the author of this Project has decided createa didactic bookmodel to teachsoccer. This book modelor prototype have become passport to the new SearchProject,but at this time, like Postgraduation Programin a Master Degree Levei in the Physical Education College (Campinas. State ! University). The new investigation was divided in three segments.The first one are going to talk about the didactic book representation in a historic and national context besides to present how” the didactic bookp roblem”appear and a lithe book history till nowadays. The second one are going to show how the book can be a very important and necessary recourse and stills how his advantages and disadvantages in a teaching processo. Finally,the last segment approaches the book with the Physical Education context establishing techníque, historic,social and politics considerations, introducing three theories that iIIustrate the possibilities about use of the didacticbook in the soccer teaching and finish making the model book evaluation. In general lines, this study open the doors to the new didactics books authors in teaching soccer, making possible more investigations and increasing the soccer literary production.

Sumário

Introdução, 1

Metodologia, 6

Capítulo 1 – O percurso do livro didático: das primeiras impresões até o controle estatal, 9

Capítulo 2 – O livro didático em uso, 17

Capítulo 3 – A contextualização da participação do livro didático no processo de desenvolvimento qualitativo do ensino de futebol, 26
3.1 Comunicação entre professor e aluno: busca de uma retórica eficiente através do livro didático, 30
3.2 O livro como exercício teórico, 33
3.3 Revisão dos assuntos usando o livro didático, 35
3.4 Análise do protótipo, 36

Conclusão, 44

Referências bibliográficas, 49

Bibliografia, 50

Anexo, 51

Referência

CARMO, Sergio Carnevale do. O livro como recurso didatico no ensino do futebol. 1999. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.
Cadastre-se para receber novidades