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Dissertação

O olhar feminino sobre o futebol

das questões de gênero à reestruturação do habitus no interior da escola
Ano

2015

Faculdade/Universidade

Centro Universitário de Araraquara – UNIARA

Orientador(a)

Fabio Tadeu Reina

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Educação

Páginas

134

Arquivos

Resumo

A mulher, nos últimos anos, ganhou mais espaço nas práticas esportivas tidas como masculinizadas, embora ainda haja demasiada influência conservadora e patriarcal em diversos ambientes e espaços. À luz deste cenário, o objetivo desta pesquisa consistiu em analisar como o futebol está sendo desenvolvido nas aulas de Educação Física Escolar, na visão de alunas do nono ano do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal de uma cidade do interior de São Paulo, bem como veem sua própria participação nestas aulas e de que maneira enxergam a figura do professor no processo ensino-aprendizagem do conteúdo futebol neste espaço escolar. Para se chegar a estes objetivos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, tendo a metodologia praxiológica de Bourdieu como condição para analisar os dados. Os resultados encontrados revelaram que ainda se perpetua no âmbito escolar a visão masculina eternizada, e naturalizada socialmente, da prática do futebol, proveniente da escola e, em muitos casos, do habitus familiar. Porém, a escola, por meio do professor de Educação Física, tem a possibilidade de reestruturar estes habitus, conscientizando e desmistificando conceitos incorporados nos sujeitos e, ainda, possibilitando mudanças nas atitudes dos meninos e, principalmente, das próprias meninas as quais se excluem de praticar o futebol por considerá-lo um esporte masculino. Conclui-se então que, a Educação Física, disciplina obrigatória do currículo escolar, desempenha um importante papel na instituição escolar, principalmente na resolução de conflitos entre os gêneros. Portanto, o professor deve estar consciente de tal dificuldade, a fim de diagnosticar, interferir e buscar soluções conceituais, procedimentais e atitudinais que forneçam subsídios concretos para solução deste problema.

Abstract

In the last years, the woman gained more space in the sportive practices considered as male ones, although there are too conservative and patriarchal influences in several environments and spaces. In the light of this scenario, this research aims to analyze how the soccer is been developed in the physical education classes over the view of the female students of the ninth grade of a municipal high school in the countryside of São Paulo, as they see their participation in these classes and how they see the teacher´s role in the teaching-learning process of the content ‘soccer’ in this educational space. To achieve these goals were accomplished semi-structured interviews using the Bourdieu´s praxiological methodology, as condition to analyze the data. The founded results show that remain in the educational space the eternalized male view and neutralized socially of the soccer practice in the school and, in many cases, of the family ‘habitus’. But the school, by the physical education teacher, has the possibility to restructure these ‘habitus’, educating and demystifying concepts embodied in the subjects and enabling changes in the male attitudes, and mainly of the girls that exclude themselves to practice the soccer play for consider it a male sport. In this way, the physical education, mandatory discipline of the educational curriculum, plays a great role in the institution, mainly in the conflict resolution between genres. Therefore, the teacher should be aware of this difficulty to diagnose, intervene and seek conceptual, procedural and attitudinal solutions that provide concrete subsidies for solution of this problem.

Sumário

1) INTRODUÇÃO, 11 1.1 Experiências pessoais/profissionais como causadoras das inquietações que estabeleceram o campo de pesquisa, 14 2) HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNDO E NO BRASIL 17 2.1 Educação Física, Esportes e Práticas pedagógicas, 22 2.2 Futebol e Gênero, 31 3) A EVOLUCÃO DAS MULHERES NA SOCIEDADE, 35 3.1 Mulher e esporte, 41 4) HISTÓRIA DO FUTEBOL FEMININO NO BRASIL, 47 5) REFERENCIAL TEÓRICO DE BOURDIEU, 56 6) OBJETIVOS, 65 7) METODOLOGIA, 66 8) RESULTADOS FINAIS E DISCUSSÕES, 70 9) CONSIDERAÇÕES FINAIS, 105 REFERÊNCIAS, 109 APÊNDICES, 113 ANEXOS, 120

Referência

AGGIO, Marina Toscano. O olhar feminino sobre o futebol: das questões de gênero à reestruturação do habitus no interior da escola. 2015. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário de Araraquara – UNIARA, Araraquara, 2015.
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