A presente dissertação analisa, em seu conteúdo, o patrocínio esportivo realizado em dois clubes do futebol cearense, o Ceará Sporting Clube e o Fortaleza Esporte Clube, por quatro empresas da iniciativa privada, Construtora Mapec Ltda, Construtora Nossa Senhora de Fátima Ltda, Santana Têxtil do Brasil Ltda e Hapvida Ltda, nos últimos 10 anos. Sua principal finalidade é investigar os benefícios que o patrocínio esportivo proporcionou às empresas pesquisadas, os motivos que as levaram a escolher este tipo de mídia e se houve algum tipo de planejamento para a sua adoção. Procura, também, identificar se houve alguma avaliação realizada por essas organizações em relação ao retorno do patrocínio esportivo, bem como classificar em qual etapa do desenvolvimento do patrocínio essas empresas estão inseridas. Discorre sobre conceitos, classificação, características, planejamento, processos de seleção e objetivos de mídia. Analisa aspectos do patrocínio e do mecenato quanto ao histórico, conceitos, natureza, busca do sucesso, pesquisas e avaliação. Justifica, tomando como base as formulações teóricas apresentadas por diversos autores, o motivo de aplicação da metodologia utilizada. Ao final, constataremos que o patrocínio esportivo dos clubes cearenses evoluiu com o passar dos anos. Desde os primeiros, na década de 1990, até hoje, as empresas patrocinadoras deixaram de ver o patrocínio como um mecenato, em que não exigiam a contra-partida de seus investimentos, e passaram a compreender que o patrocínio esportivo poderia ser utilizado como uma importante mídia para alcançar seus objetivos de marketing, mediante ampla divulgação de sua marca no mercado de massa. Assim, verifica-se com o presente estudo, que o patrocínio já é utilizado pelas empresas como estratégia de marketing, em promoções de vendas e institucional, com uma expectativa de retorno financeiro e de melhoria de imagem. Observa-se que as empresas deveriam desenvolver melhor suas pesquisas sobre o patrocínio realizado nos clubes para a obtenção de uma avaliação mais abrangente e precisa dos resultados alcançados, como forma de conseguir maior retorno do capital investido.