Biblioteca

Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Simpósio

“O que de melhor aconteceu”: relatos de imprensa e memórias de torcedor como tradução do acontecimento e contra o mito do estilo no Arsenal de Londres

Ano

2014

Tema

Simpósio

Nome do congresso

II Simpósio Internacional de Estudos sobre futebol

Cidade

São Paulo

Páginas

p. 1-12

Arquivos

Resumo

Esta comunicação pretende investigar o estilo de jogo no futebol como fenômeno de significação no nível do acontecimento, o que o equipararia ao processo de tradução de textos. Argumentaremos que os estilos, em geral associados a comunidades nacionais, só existem pelo olhar subjetivo coletivo dos observadores (comentaristas e aficionados, mas também, por reverberação, da parcela não torcedora de uma comunidade) – objetivamente falando, são uma miragem. Na “longa duração” de Fernand Braudel, ou mesmo nas séries ou ciclos de duração média, segundo ainda o clássico esquema desse historiador, os estilos tendem a se fossilizar como mitos. É como se os observadores que atribuem sentido ao que veem (leem) em campo, ou seja, que traduzem o estilo a cada lance, dessem ao “texto” que têm diante de si o peso das escrituras: como primeira obra amplamente traduzida, a Bíblia carregava uma aura que deveria, por força, “encarnar” em qualquer nova tradução. Como fenômeno de significação que se renova, defenderemos, o estilo de jogo no futebol pode ser visto sob a perspectiva de um retorno do acontecimento na história, bem como das múltiplas possibilidades criativas de uma tradução. O estudo de caso a ser brevemente apresentado ilustra o raciocínio. A análise sobre o Arsenal de Londres será feita a partir de relatos de imprensa e memórias de torcedor, sempre no nível do événementiel, observando-se as possibilidades de tradução do estilo.

Referência

SCHWARTZ, Christian Luiz Melim. “O que de melhor aconteceu”: relatos de imprensa e memórias de torcedor como tradução do acontecimento e contra o mito do estilo no Arsenal de Londres. 2014, São Paulo. II Simpósio Internacional de Estudos sobre futebol. Simpósio 2014.