Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

O que é que o Bahia tem?

Não é só futebol: ações de comunicação entre clube e torcedores - estudo de campanhas de Comunicação desenvolvidas pelo Esporte Clube Bahia em 2019
Ano

2022

Faculdade/Universidade

Centro de Ciências da Comunicação, Universidade do Vale dos Sinos

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Ciências da Comunicação

Páginas

157

Arquivos

Resumo

Esta pesquisa em Comunicação se dá na ambiência dos estudos da sociedade em midiatização e traz como objeto de estudo as campanhas comunicacionais, de fundo social, do Esporte Clube Bahia. Neste material abordamos os cruzamentos que se dão entre comunicação, futebol e sociedade. Buscamos entender as relações que acontecem entre o Esporte Clube Bahia e seus coletivos, permeando o esporte e o social, por vias estratégicas de midiatização, uma vez que a instituição esportiva atua na sociedade de maneira intra e extracampo. A dissertação está organizada em torno de três grandes partes: na primeira, falamos sobre as transformações do esporte na sociedade em midiatização. Na segunda parte, mostramos o Esporte Clube Bahia indo além das quatro linhas de campo: inicialmente, trazemos aspectos conceituais que mostram que o tricolor baiano nem sempre foi um clube democrático. Na terceira parte do trabalho, demonstramos dimensões empíricas da pesquisa, através do desenvolvimento do trabalho de campo. Analisamos duas campanhas realizadas pelo clube no segundo semestre de 2019: SOS Praia (que trata da questão ambiental) e Dedo na Ferida (que trata de racismo estrutural) e acompanhamos seus desdobramentos na rede social Twitter. As análises indicam que o Esporte Clube Bahia leva à sociedade debates sociais importantes, mas que as interações entre os coletivos se dão de maneira complexa, desordenada e difusa nas redes sociais.

Referência

CARVALHO, Natália da Silva. O que é que o Bahia tem?: Não é só futebol: ações de comunicação entre clube e torcedores - estudo de campanhas de Comunicação desenvolvidas pelo Esporte Clube Bahia em 2019. 2022. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Centro de Ciências da Comunicação, Universidade do Vale dos Sinos, São Leopoldo, 2022.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A