Este trabalho teve como objetivo investigar as percepções dos professores de Educação Física sobre a presença do torcer, como tema nas aulas de Educação Física, em escolas públicas da cidade de Belo Horizonte – MG. Investigou especificamente se: na percepção dos professores o torcer é tratado nas aulas de Educação Física; os professores desta disciplina entendem que este é importante para a escola e como esse tema é trabalhado nas aulas. Foram pesquisados professores de 66 escolas distribuídas nas três redes públicas, sendo oito municipais, 55 estaduais, e três federais. A pesquisa pode ser classificada como de campo, quantitativa descritiva. Os instrumentos utilizados para as ações de campo foram: um questionário e uma entrevista semi-estruturada. Os questionários foram aplicados a um professor em cada uma das escolas participantes. Para participar da entrevista os professores deveriam já ter trabalhado com o tema torcer em suas aulas. Ao final foram entrevistados três professores e uma professora. Foi possível perceber que o torcer aparece na maior parte das questionários respondidos pelos professores e que a maioria deles não destinada aulas para tratar especificamente do assunto. Seis professores afirmaram já ter preparado aulas com intuito específico de discutir o torcer. Entre os sujeitos pesquisados 78,8% acreditam que o torcer é um tema importante e que deve ser trabalhado na escola. O torcer vem sendo abordado na escola através, do uso de vídeos, textos, jogos e situações do dia-a-dia da escola que são problematizados e convertidos em debates nas aulas.
Palavras-chave: Educação Física Escolar; Torcer; Lazer; Futebol.